RESUMO
Código: 1017
Tema: Temas emergentes e modismos em gestão de pessoas

 

Abrir
Arquivo

 
Talentos em Gestão e Gestão de Talentos: Análise da Literatura Acadêmica e de Práticas Corporativas
 

A produção acadêmica sobre Gestão de Talentos é emergente, poucos são os estudos dedicados a entender o seu desenvolvimento teórico, haja vista, que se mostra polêmico e pouco definido, confundindo-se com práticas tradicionais de RH. A partir disso, identificou-se um problema a ser discutido. Portanto, este estudo foi desenvolvido com o seguinte objetivo principal: Analisar os conceitos de talento e gestão de talentos na produção acadêmica de Administração e a sua utilização no meio corporativo.

Estudo predominantemente descritivo, composto de levantamento da literatura sobre Talentos e Gestão de Talentos e por dados empíricos referente à declaração sobre a definição de Talentos adotada por 471 organizações atuantes no Brasil. Os dados quantitativos foram analisados por meio de estatística descritiva com contagem de frequência simples e relativa. Os dados qualitativos foram analisados por meio da análise de conteúdo com a técnica de análise da expressão e suporte do software NVIVO 10.

O campo da gestão de pessoas foi selecionado nesse estudo como contexto para a discussão da Gestão de Talentos uma vez que uma definição abrangente e atual considera que essa área envolve todas as atividades da gestão do trabalho das pessoas nas organizações. Portanto, o referencial teórico foi iniciado com o contexto da Gestão de Talentos no âmbito Gestão de Pessoas e no campo da Administração e finalizado com o termo Talento na literatura acadêmica.

O objetivo proposto foi alcançado. O referencial teórico possibilitou uma compreensão acerca da diversidade do termo Talento, da Gestão de Talentos e do contexto e dinâmica que relaciona esses temas com a GRH e a GERH. Os dados empíricos possibilitaram identificar a presença de programas formais de GT no país, suas abordagens inclusiva e exclusiva e as palavras mais utilizadas para se referir aos talentos nestas organizações comparando-as com as adotadas na literatura no campo da Administração.

Durante o estudo foram relacionados os resultados empíricos à produção acadêmica consultada, assim constatou-se que a literatura de Gestão de Talentos (GT) se mostra alinhada em alguns aspectos com a de Gestão Estratégica de RH. Enumerou-se atributos identificadores e qualificadores de Talento presentes nos textos e nos dados empíricos. Foi elaborado um esquema para auxiliar na compreensão do contexto acadêmico e organizacional da GT e dos Talentos em gestão percebido nesta análise.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: