RESUMO
Código: 102
Tema: Contabilidade Financeira e Gerencial

 

Abrir
Arquivo

 
Diferenças Estatísticas Nas Médias de Conhecimento Atribuídas Pelos Professores Goianos de Contabilidade Acerca dos Pronunciamentos Contábeis
 

O objetivo geral desta pesquisa é determinar quais variáveis impactam as médias de conhecimento dos docentes de contabilidade da Grande Goiânia acerca das normas internacionais de contabilidade. Essas médias de conhecimento foram calculadas de acordo as notas atribuídas pelos próprios professores para cada pronunciamento do CPC.

A estratégia de pesquisa utilizada foi o levantamento, utilizando como técnica de coleta de dados o questionário, validado pelo Comitê de Ética da Universidade. Esta pesquisa envolveu a análise quantitativa, em que foram calculadas a média, a mediana, a moda e o desvio-padrão para as notas atribuídas pelos professores acerca dos Pronunciamentos Contábeis e foram feitos testes paramétricos para testar a igualdade estatística de médias.

Vários estudos foram realizados no Brasil sobre conhecimento em contabilidade internacional, sendo seus autores: Oliveira e Varella (2011), Pereira (2011), Bim, Nogueira e Reis (2010) e Almeida, Fonteles e Oliveira (2011). Também foram feitas pesquisas em outros países, como na Indonésia, por Hiramatsu, Mayangsari e Saito (2012), e nos Estados Unidos, por Stephanie Wehrung (2011).

As variáveis que diferenciaram estatisticamente as médias das amostras são o sexo e a participação em cursos sobre IFRS. Quanto às outras variáveis (maior titulação, idade, experiência profissional como contador, auditor ou outra atividade contábil em organizações, fluência em alguma língua estrangeira, tempo de magistério, disciplinas lecionadas e tipo de IES em que o professor ministra aulas), as médias de conhecimento relacionadas às amostras dessas variáveis são estatisticamente iguais.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: