Identificar e analisar as características do desempenho inovador das empresas brasileiras de serviços no período de 2006 a 2008, a partir da Pesquisa de Inovação Tecnológica (Pintec 2008) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Community Innovation Survey (CIS 2008) da Oficina Estatística da União Europeia (Eurostat). Tal análise comparativa é permitida, pois tanto a Pintec como a CIS seguem a metodologia do Manual de Oslo.
Estudo teórico-empírico, descritivo, de análise de dados de inovação em serviços obtidos dos resultados da Pintec 2008, do IBGE, e também da CIS 2008 divulgados pela Eurostat. Para abordar a inovação relacionada a serviços, foram utilizados dois modelos conceituais reconhecidos e aceitos no meio acadêmico: o de Barras e o de Gallouj, sendo apresentadas as visões dos autores a respeito do processo inovativo e as limitações desses modelos.
Os estudos de Barras (1986) eram focados em inovações do setor com base na Tecnologia da Informação (TI). O autor introduziu a teoria do Ciclo Reverso do Produto (Reverse Product Cycle – RPC), baseada na inversão do ciclo tradicional descrito na indústria manufatureira. Para Gallouj (2007), a inovação refere-se a toda mudança que afeta um ou vários termos dos vetores de características técnicas ou de competências.
A inovação em serviços no Brasil indica um processo ainda de transição entre a primeira e a segunda etapas do Ciclo Reverso do Produto, ou seja, ainda está em fase de introdução de inovações incrementais, e que a Teoria do Ciclo Reverso não é válida para este estudo. Já a teoria de Gallouj é válida, pois foram identificadas competências que resultam na geração de novas características nos serviços.
Os resultados desta pesquisa, além de verificar a validade de dois modelos conceituais de inovação em serviços para este tipo de estudo, podem fornecer informações relevantes às empresas, associações de classe e stakeholders para atuação no campo da inovação em serviços, podem servir para formulação de estratégias visando a ampliar o uso da inovação como instrumento para essas empresas garantirem competitividade e expandirem seus mercados.
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