RESUMO
Código: 1036
Tema: Tecnológico

 

Abrir
Arquivo

 
A Substituição da Matéria Prima Implica Na Sustentabilidade do Produto – Estudo de Caso Fabricação de Capacetes.
 

As inovações tecnológicas de produtos ou processos são importantes para a gestão ambiental. Este relato técnico tem por objetivo avaliar se a utilização do chamado plástico verde, proveniente da biomassa da cana-de-açúcar, utilizado como matéria prima no processo de fabricação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), mais especificamente capacetes, pode ser uma alternativa para levar a indústria do setor à tão almejada sustentabilidade do produto.

Considerando esta perspectiva, foi estudado o caso de um fabricante de equipamentos de proteção individual MSA do Brasil S.A., de renome no mercado nacional e internacional que adotou a estratégia de substituir a matéria prima de origem petroquímica por outra de origem renovável utilizada na fabricação de capacetes.

O referido relato técnico foi executado com base na experiência profissional e prática dos profissionais envolvidos no projeto, apesar de um tema relativamente novo e pouco explorado, foi possível fundamentar por meio de uma revisão bibliográfica e evidenciado pelo estudo de caso.

A redução do impacto ambiental associado à matéria prima na gestão da cadeia de suprimentos é positiva, pois pode implicar na redução ou minimização do impacto ambiental causado pelo produto final e ainda prover a redução de custos operacionais e a valorização da organização pelas partes interessadas do negócio. Portanto obter um desempenho positivo nas três dimensões: ambiental, econômica e social pode levar a sustentabilidade do produto, no entanto estão restritos ao processo industrial.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: