RESUMO
Código: 1038
Tema: Temas emergentes e modismos em gestão de pessoas

 

Abrir
Arquivo

 
Analisando O Papel das Redes Socias no Processo de Recrutamento e Seleção: Um Estudo Multicaso em Empresas do Setor Metal Mecânico
 

Analisar a influência do perfil do candidato nas redes sociais para o processo de seleção de pessoas nas empresas de grande porte associadas ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas. Verificando se empresas da amostra utilizam as redes sociais na análise do perfil do candidato no processo de recrutamento e seleção; E, Descrever os requisitos passíveis de análise nas redes sociais para o processo de recrutamento e seleção.

Para direcionar o desenvolvimento deste estudo, é utilizado o método de pesquisa exploratório com abordagem qualitativa. A técnica de coleta de dados consiste na entrevista em profundidade realizada com os profissionais de recursos humanos de 14 empresas através de um roteiro semi-estruturado, onde os dados coletados foram analisados de acordo com a técnica de análise de conteúdo.

As pessoas recorrem constantemente à internet para a busca de oportunidades no mercado de trabalho. Logo, as redes sociais podem servir como alternativa na busca de vagas de emprego, aprendizado, cursos e especializações (CEMBRANEL et al, 2010). Muitas empresas, têm utilizado as redes sociais para o seu processo de recrutamento e seleção de pessoal. Sendo que, muitas vezes, o processo de decisório baseasse no conteúdo monitorado nas redes sociais (AFONSO, 2009).

Emerge da pesquisa, quando se tratando dos entrevistados que fazem o processo de recrutamento uma considerável influência do perfil do candidato nas redes sociais virtuais para o processo de seleção de pessoas. Constatou que as opiniões muito radicais e exposições desnecessárias são os principais itens analisados pelos entrevistados, durante um processo de seleção. Sendo que, as redes sociais são analisadas para buscar maiores informações do candidato, incrementando, seu currículo.

A relevância deste estudo está fundamentada através da importância do papel das redes sociais na tomada de decisão nos processos de recrutamento e seleção. A tendência é que as organizações utilizem cada vez mais a web para avaliar o perfil dos candidatos. Visto isso, é importante observar que as ferramentas de rede social on-line são úteis na oferta e busca por emprego, mas também podem prejudicar o candidato à vaga que tiver algum conteúdo negativo adicionado ao seu perfil.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: