RESUMO
Código: 1052
Tema: Estratégia Corporativa e de Stakeholders

 

Abrir
Arquivo

 
Fusões e Aquisições Na Indústria Manufatureira: Uma Análise Econométrica das Cias de Capital Aberto no Período de 2001 A 2011
 

A partir da relevância do tema e no anseio de compreender melhor como estas operações se dão, o principal objetivo deste trabalho foi identificar quais são os fatores que determinam as operações de F&A nas empresas de capital aberto da Indústria Manufatureira no Brasil.

Para identificar os fatores que determinam as operações de F&A das empresas foi necessário trabalhar com modelos para variáveis discretas, ou seja, aqueles que utilizam variáveis qualitativas como variável dependente. O modelo escolhido foi o modelo de regressão logística, onde a variável estatística da regressão logística, assim como na regressão múltipla, representa uma relação multivariada com os coeficientes, ou seja, indica qual o impacto relativo de cada variável preditora.

As operações de F&A podem ser definidas como uma estratégia na qual, duas empresas se aliam, integrando suas operações, pois juntas conseguem ampliar suas vantagens competitivas (TRICHES, 1996; WESTON; SIU; JOHNSON, 2006; GAUGHAN, 2011). Historicamente os processos de F&A são mais acentuados em economias consolidadas como a dos Estados Unidos e Europa. Todavia as operações de F&A apresentam números crescentes no ambiente de negócios do Brasil (WOOD JR; VASCONCELOS; CALDAS, 2004).

Pode-se afirmar que com base nos resultados que as características da empresa que são determinantes das operações de F&A são a eficiência operacional, rentabilidade, retorno ao acionista e o tamanho da empresa. As variáveis GA (giro do ativo), ROA (rentabilidade do ativo), EVA (valor econômico adicionado) e AT (tamanho), apresentaram resultados significativos e positivos, indicando que estes fatores influenciam na ocorrência das F&A.

O presente trabalho apresenta contribuições na identificação dos fatores da empresa que são determinantes para a ocorrência das operações de F&A. Contudo, por trabalhar com uma amostra de um setor específico, os resultados não podem ser generalizados. Assim, sugere-se como agenda de pesquisa, aumentar a amostra trabalhando mais de um setor. Ademais, é interessante acrescentar variáveis que representem o comportamento macroeconômico do país na época das operações, afim de observar sua influência.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: