RESUMO
Código: 1069
Tema: Estrutura de Capital, Governança e Política de Dividendos

 

Abrir
Arquivo

 
Efeitos da Adesão Aos Níveis Diferenciados de Governança Corporativa da Bm&fbovespa Sobre A Política de Dividendos
 

Este trabalho teve como objetivo identificar se as variáveis que determinam a política de dividendos são diferentes para empresas participantes dos níveis diferenciados de governança corporativa e do mercado tradicional da BM&FBOVESPA.

Os dados foram obtidos na base da Economática, foram excluídas da amostra: as instituições financeiras, empresas que tiveram suas ações canceladas, e/ou não possuem dados consecutivos por pelo menos três anos, em alguma das variáveis independentes. O período avaliado foi de 2007 a 2011. A técnica para análise foi a de regressão múltipla, pois procurou-se observar quais das variáveis mais influenciam nos resultados das políticas de dividendos em ambos os mercados.

As variáveis dependentes observadas foram: dividendos pagos no ano anterior, lucro líquido, dívidas/patrimônio líquido, valor de mercado/valor patrimonial da ação, e receita líquida.

Os resultados apontam para diferença na política de dividendos entre as empresas que negociam nos diferentes mercados. As que estão no ambiente tradicional têm como principais determinantes da política de dividendos: receita liquida e dividendos pagos no ano anterior. As organizações que negociam nos níveis diferenciados de governança possuem como principais influenciadores: dividendos pagos no ano anterior e lucro/prejuízo liquido.

Este trabalho contribui e estimula estudos relacionados aos impactos que a governança corporativa exerce nas empresas que a adotam.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: