RESUMO
Código: 1070
Tema: Inovações em TI e Redes Sociais

 

Abrir
Arquivo

 
Gestão Pública Apoiada em Tecnologia de Informação: A Adoção do Processo Eletrônico de Controle Externo (e-tcu) no Tribunal de Contas da União
 

Este estudo investigou o processo de adoção do sistema e-TCU no Tribunal de Contas da União, tendo como objetivos específicos: Levantar a percepção de gestores a respeito do significado do e-TCU na gestão pública; Levantar a percepção de gestores a respeito de impactos positivos e negativos do e-TCU na gestão; Investigar o nível de adoção da tecnologia, a partir de seus atributos, na ótica de gestores; Verificar as controvérsias relativas à adoção do e-TCU.

Para o desenvolvimento da pesquisa, foi feito um estudo de caso descritivo-qualitativo por meio de entrevistas estruturadas com dez gestores que estiveram envolvidos com o desenvolvimento e adoção do sistema e-TCU na instituição estudada - o Tribunal de Contas da União, em Brasília/DF. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, com categorização a posteriori.

Na fundamentação teórica do artigo, discutem-se características da inovação, a adoção de tecnologia e a inovação tecnológica. Algumas referências são: Tidd, Bessant e Pavitt, (2005); ROGERS (2003); Perez e Zwicker (2010). Também se discute o conceito de controvérsia (GUESSER, 2004; VENTURINI, 2009). A base do trabalho empírico é Farias et al. (2012), pois houve a replicação do estudo dos autores, realizado em organizações hospitalares, mudando-se agora o lócus do estudo para o TCU.

Embora a adoção do sistema e-TCU tenham gerado controvérsias, estas foram solucionadas, uma vez que o sistema proporcionou à instituição controle de tempo, de custos, de informação, de trabalho, de localização, de espaço, de imagem institucional e controle ambiental; e os atributos facilitadores de adoção de inovação (vantagem relativa, compatibilidade, complexidade, testabilidade e observabilidade) estiveram, em sua maioria, presentes e relacionados com a tecnologia adotada.

O trabalho poderá contribuir para a administração pública em geral, pois esta está cada vez mais em um movimento orientado à modernização e à implantação de tecnologias, e para as instituições que ainda não se modernizaram dessa forma, será muito útil saber como ocorre o desenvolvimento e a implantação de tecnologias e de inovações desse porte e quais os benefícios e consequências que isto traz para a organização, preparando-a para os resultados.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: