RESUMO
Código: 1074
Tema: Estratégia Corporativa e de Stakeholders

 

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Priorização de Stakeholders e Suas Interfaces Com O Disclosure Social
 

Embora sejam observados aspectos convergentes entre a Priorização de stakeholders, com foco nos modelos de Saliência e de Dominância, e o Disclosure social, ainda não foram analisadas as possíveis relações entre esses conceitos. O objetivo deste estudo é propor um modelo conceitual da relação entre a Saliência, a Dominância de stakeholders e o Disclosure social. Estas relações envolvem aspectos teóricos ainda não consolidados na teoria dos stakeholders, considerados como seus atuais limites.

Analisando-se os principais conceitos associadas à priorização de stakeholders, e as pesquisas publicadas sobre o tema, a exemplo de Mitchell, Agle e Wood (1997), Parent e Deephouse (2007), Boesso e Kumar (2009), Weber e Marley (2010), Vazquez-Brust et al. (2010), Boaventura (2012) e Michelon, Boesso e Kumar (2013), é proposto um modelo conceitual. O modelo proposto apoia-se na Teoria dos Stakeholders (FREEMAN, 1984; PHILLIPS, 2003) e na Voluntary Disclosure Theory (VERRECCHIA, 1983; DYE, 1985).

A priorização de stakeholders é discutida sob duas diferentes perspectivas. A primeira está relacionada à percepção do gestor acerca da importância do stakeholder, associada ao modelo de Saliência. A segunda perspectiva está relacionada ao nível de atendimento dos interesses dos stakeholders, associada ao modelo de Dominância. Estes modelos têm interfaces com o disclosure social, que encontra suporte teórico para relação entre disclosure e desempenho na Voluntary Disclosure Theory.

O modelo conceitual proposto sugere três hipóteses de pesquisa, que propõem relações entre a Saliência e a Dominância de stakeholders, entre a Dominância de stakeholders e o Disclosure social, e entre a Saliência de stakeholders e o Disclosure social. Propõe-se que a gestão de stakeholders busque um alinhamento entre a percepção da importância do stakeholders e o atendimento de seus interesses, e que essas duas perspectivas relacionam-se com a divulgação de informações aos stakeholders.

Este estudo buscou oferecer uma contribuição para o desenvolvimento de futuras pesquisas sobre a priorização de stakeholders, tema que ainda apresenta lacunas teóricas e empíricas. Considerando-se o interesse crescente pelo assunto no campo da estratégia, este estudo almeja oferecer possibilidades de desenvolvimento teórico e futuras contribuições empíricas para a teoria dos stakeholders.

 

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