RESUMO
Código: 1075
Tema: Contabilidade Financeira e Gerencial

 

Abrir
Arquivo

 
As Variações do Patrimônio Líquido Na Evidenciação das Demonstrações Financeiras Padronizadas Pela Implantação das Leis 11.638/07 e 11.941/09:um Estudo no Segmento Siderúrgico da Bm&fbovespa
 

O estudo teve como objetivo principal identificar as mudanças ocorridas na evidenciação do Patrimônio Líquido em empresas pertencentes ao segmento siderúrgico da BM&FBovespa face às alterações implementadas pelas Leis 11.638/07 e 11.941/09, do período de 2007 a 2012.

A metodologia utilizada na pesquisa, quanto aos objetivos configura-se como descritiva e, quanto à abordagem, classifica-se como qualitativa. O procedimento técnico empregado para a coleta de dados foi o documental.

Entre as diversas modificações implementadas pela adequação à normatização internacional, uma delas foi à alteração de classificações e reconhecimento de eventos dentro do patrimônio líquido. Santos e Schmidt (2011, p. 17) afirmam que “o patrimônio líquido representa a diferença entre o valor do ativo e o do passivo, que é o valor contábil que pertence, segundo a teoria da entidade, à entidade como um todo, distinguindo dos interesses pessoais dos proprietários que a constituíram”.

Após a análise das demonstrações financeiras padronizadas, disponíveis no sítio da CVM – Comissão de Valores Mobiliários das empresas da amostra, do período de 2007 a 2012, observou-se que houve significativas mudanças nas contas do Patrimônio Líquido em específico, com destaque para o grupo de reservas e ajuste de avaliação patrimonial.

Concluiu-se que, através da reclassificação do grupo de contas do Patrimônio Líquido, as informações divulgadas atendem as mudanças introduzidas na legislação e subsidiam os usuários da informação contábil com a mensuração de valores mais próximos da realidade.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: