O presente estudo discute a influência dos modelos de negócios inovadores, coworking e crowdsourcing no desenvolvimento das start-ups. Para se atingir o objetivo proposto, foram definidas as características das start-ups e os obstáculos enfrentados por elas, relacionando-os com as características dos modelos de negócios inovadores, a fim de identificar suas contribuições e falhas no auxílio à essas empresas.
Utilizou-se o método qualitativo do Discurso do Sujeito Coletivo para análise. Foram realizadas quatro entrevistas baseadas em questionário estruturado adaptado de Júnior (2004), sendo duas entrevistas com empresas que utilizam o coworking e duas que utilizam o crowdsourcing.
A revisão bibliográfica dos temas inovação, start-up e modelos de negócios inovadores deu base para o estudo em questão.
Os resultados apontam que os dois modelos de negócios utilizados pelas empresas entrevistadas, superaram as expectativas iniciais, pois proporcionam benefícios importantes para o crescimento das start-ups.
A principal contribuição do trabalho foi a evidência de que uma start-up, que preciso de modelo de negócio próprio, pode se beneficiar e potencializar seus resultados com a utilização de modelos de negócios de terceiros, que agreguem valor ao seu modelo de negócio ou à sua tecnologia.
|