O estudo tem como proposta avaliar satisfação e intenção de continuidade de uso em serviços de e-learning, categorizados por variáveis demográficas.
Duas organizações públicas do RN, no nordeste brasileiro atuam como unidades de análise. A pesquisa apresenta uma abordagem quantitativa por meio de survey online, obtendo uma amostra correspondente a 343 observações. A análise dos dados envolveu o uso de análise multivariada de variância (MANOVA) em dois modelos 3x2.
São discutidos aspectos gerais, como conceito e evolução do e-learning, além de abordar estudos recentes que caracterizam tendências nos estudos sobre o tema.
Em ambas as organizações estudadas, os funcionários avaliaram com altos índices a satisfação e a intenção de continuidade uso. Na análise de variância foram encontradas diferenças significativas entre as variáveis de satisfação e intenção de continuidade de uso por faixa etária, revelando que os funcionários quanto mais jovens, demonstram mais satisfação com os cursos realizados. Porém, não houve diferenças de médias significativas em relação ao gênero.
O estudo tem implicações práticas na intensificação do uso de serviços de e-learning para treinamentos on-line em organizações públicas, além de difundir uma ferramenta de avaliação de resultados capaz de avaliar comportamentos dos funcionários em relação ao uso da tecnologia por grupos demográficos.
|