Objetiva-se investigar a inserção da disciplina contabilidade internacional nas matrizes curriculares dos cursos de Ciências Contábeis de instituições de ensino localizadas no estado do Rio de Janeiro.
Este trabalho caracteriza-se como pesquisa empírico-analítica, com abordagem de pesquisa descritiva. Gil (1999) e Vergara (2003), explicaram que as pesquisas descritivas têm como objetivo descrever características de determinada população ou fenômeno.
Quanto aos dados analisados, inicialmente buscou-se informações sobre as IES domiciliadas no estado do Rio de Janeiro a partir do Portal e-MEC, do Ministério da Educação, quando foram recuperadas 58 instituições no estado do Rio de Janeiro que ma
Optou-se por dividir o referencial teórico do estudo em duas subseções. Na primeira para mostrar a norma reguladora vigente dos cursos de Ciências Contábeis no Brasil, não obstante organismos internacionais (ISAR/UNCTAD/ONU) terem proposto um currículo mundial; na segunda, é apresentado um overview dos estudos anteriores recuperados a partir do Google Acadêmico e Scielo (Brasil).
Do levantamento efetuado, constatou-se que a inserção da disciplina contabilidade internacional nas matrizes curriculares dos cursos de Ciências Contábeis de instituições de ensino localizadas no estado do Rio de Janeiro ocorreu em 88% dos casos na amostra analisada, não corroborando os estudos Echternacht (2006), Niyama, Correa, Botelho e Santana (2008) e Oliveira, Gomes e Carvalho (2008) que constataram baixa oferta da disciplina nos currículos por ele examinados.
Busca-se contribuir com o estudo sobre Contabilidade Internacional, sobretudo com abordagem no ensino da contabilidade internacional
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