RESUMO
Código: 1089
Tema: Cluster e Redes de Negócios

 

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Proposição de Métricas Para Avaliação da Competitividade em Redes de Negócio: Uma Aplicação no Setor Siderúrgico Brasileiro
 

Este trabalho tem como objetivo propor métricas para análise da competitividade de redes de negócio (RN), complementares ao modelo de Zaccarelli et al. (2008). Estas métricas são testadas empiricamente em duas redes de usinas siderúrgicas.

A pesquisa se caracteriza como qualitativa e descritiva e os dados foram levantados através de fontes primárias e secundárias. As fontes primárias correspondem a questionários e entrevistas semi-estruturadas, aplicadas a dez empresas que compõem as RN. Os dados secundários foram levantados através de artigos e outras publicações na área. Novas métricas foram propostas e testadas através de uma análise comparativa da performance competitiva das RN.

A competitividade de RN é investigada por diversos autores como Amato Neto (2000), Oliva et al. (2006) e de Regis et al. (2006), Telles (2008), e, finalmente, por Zaccarelli et al. (2008), que propõem um modelo de análise da competitividade das RN composto por 10 fundamentos: Fidelização entre fornecedores e clientes; Compra direta de insumos; Abrangência de negócios; Especialização das empresas; Agilidade de substituição de empresas; Homogeneidade de fluxos; Inovação; Aperfeiçoamento por novas

Foram propostas novas métricas para a análise de 6 fundamentos: Abrangência de negócios; Especialização das empresas; Agilidade na substituição de empresas; Homogeneidade da intensidade de fluxos; Aperfeiçoamento por novas tecnologias; e Compartilhamento de investimentos, riscos e lucros. Com a análise dos fundamentos constatou-se que, comparativamente, a RN ArcelorMittal apresenta melhores resultados em seis fundamentos, enquanto a RN Votorantim em apenas três. Desta forma a RN ArcelorMittal po

Este estudo apresenta duas contribuições. A primeira metodológica, através da proposição de métricas complementares ao modelo de Zaccarelli et al. (2008). A segunda empírica, uma vez que a análise da competitividade, através destas métricas, permite identificar aspectos que podem ser desenvolvidos ou melhorados dentro das RN estudadas.

 

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