O objetivo geral deste trabalho é identificar as competências empreendedoras mais frequentes nos psicólogos em formação. Os objetivos específicos são: Levantar as competências individuais dos profissionais de psicologia; Conhecer a relação existente entre as competências empreendedoras e as competências identificadas nos profissionais de psicologia; Identificar as características empreendedoras desse público.
O tipo de pesquisa utilizado no trabalho foi o descritivo, O método de pesquisa utilizado foi o Quantitativo, o universo ou a população deste trabalho, foram alunos que estão cursando a partir do terceiro ano de psicologia, o tamanho da amostra foi de 100 pessoas. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário, foram elaboradas perguntas focadas em cinco tipos de competências, com embasamento teórico. Após obter a versão final do questionário, foi necessário fazer um pré-teste.
Este estudo fez um levantamento do campo da psicologia, suas origens históricas e suas áreas de atuação, para permitir a percepção do campo deste profissional, também foi feito um levantamento das teorias empreendedoras e o perfil empreendedor com suas características, por ultimo as competências foram estudadas dentro de um enfoque individual e empreendedor.
Foram identificadas seis competências nos estudantes. A partir das médias feitas, foram encontradas algumas que são consideradas predominantes, por apresentar médias superiores. A competência mais presente nos estudantes foi à relacionada a networking e relação interpessoal, depois elaborar e implementar estratégias, em seguida a competência associada à visão do ambiente de negócios, a competência menos frequente foi a independência e determinação.
Competências do tipo emocional, individual e empreendedoras são vertentes importantes para se destacar no mercado competitivo. Além dessas competências, foram verificadas as relacionadas a Networking e relação interpessoal, e a capacidade do respondente de elaborar e implementar estratégias, que também são consideradas de extrema importância para o desenvolvimento profissional dos psicólogos.
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