RESUMO
Código: 1093
Tema: Cluster e Redes de Negócios

 

Abrir
Arquivo

 
Análise das Publicações Internacionais Sobre Vantagem Competitiva em Clusters: Uma Pesquisa Bibliométrica
 

O objetivo desta pesquisa é analisar a publicação sobre vantagem competitiva em clusters no período de 1992 a 2013. Para isto, investigou-se as principais características da publicação; os assuntos abordados pelas pesquisas; e as referências que fundamentam os artigos. Dado o crescente volume de publicações sobre clusters, torna-se relevante uma consolidação dos estudos, para investigação dos principais temas e das características das publicações que abordam a vantagem competitiva em clusters.

Realizou-se uma análise bibliométrica de 156 artigos coletados na base de dados ISI Web of Science, utilizando-se o software BibExcel para contagem de frequência das variáveis: ano do artigo, categoria, instituição de origem dos autores, país de origem dos autores, periódico, palavras-chave, autores e obras mais citadas. Empregou-se também as técnicas multivariadas de análise de agrupamento, análise discriminante e análise de correspondência.

A fundamentação teórica desta pesquisa baseia-se nas principais abordagens teóricas da pesquisa em cluster (NEWLANDS, 2003; PERRY, 2005), na capacidade competitiva de clusters de negócios (ZACCARELLI et al., 2008), nas teorias de vantagem competitiva (PORTER, 1990; BARNEY, 1991), e na vantagem competitiva auferida pelos clusters de negócios (LAWSON, 1997; SCHMITZ, 1997).

Os resultados obtidos permitiram caracterizar a publicação sobre vantagem competitiva em clusters. Observou-se que a Inglaterra tem sua produtividade relacionada ao período de 2004 a 2006, enquanto a produção referente aos anos de 2010 a 2012 está relacionada à China. Observou-se uma predominância do tema de inovação. Os autores mais citados são Porter e Barney, o que indica que as principais correntes teóricas de vantagem competitiva em cluster estão baseadas nos dois referidos autores.

A contribuição deste estudo consiste na análise das principais características da publicação sobre vantagem competitiva em clusters. Considerando-se que este é um tema de crescente interesse, torna-se importante uma análise consolidada das publicações que permitam a identificação de futuras oportunidades de pesquisa na área.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: