RESUMO
Código: 1102
Tema: Estratégias de Marketing e Inovação

 

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Perspectiva Social e Tecnológica da Inovação no Mercado de Baixa Renda
 

O objetivo do presente artigo é analisar o conceito de inovação sob a perspectiva tecnológica e a perspectiva social no mercado de baixa renda. Para tanto, o recorte empírico da pesquisa foi o de produtos eletrodomésticos.

O método de coleta de dados foi embasado em entrevistas individuais e em grupo. Foram entrevistas 5 executivos de empresas fabricantes de produtos eletrodomésticos e de assistência técnicas, 8 gerentes de redes de lojas varejistas de departamentos e 11 consumidoras divididas em dois focus group. Para análise dos dados foi realizado uma análise de conteúdo com base nas categorizações encontradas nas transcrições, para tanto, utilizou-se o software NVIVO10.

Os dois pilares que sustentaram teoricamente a pesquisa envolvem a inovação do ponto de vista tecnológico e a inovação do ponto de vista social. O primeiro considera inovação apenas aquilo que foi desenvolvido e nunca visto antes. O segundo envolve um grau de relativismo que é adequado ao mercado de baixa renda, tendo em vista o contexto deste segmento. Ambas as abordagens devem ser consideradas complementas, e não concorrentes.

O artigo apontou as duas abordagens do conceito de inovação no mercado de baixa renda, a tecnológica e a social. Na perspectiva tecnológica, as inovações se caracterizam nesse mercado como inovações incrementais sustentadas em adaptações para o público de baixa renda. Já a perspectiva social se fundamenta nas preocupações sociais tendo em vista o contexto deste segmento de mercado, com foco em adaptações o objetivo são os benefícios sociais que os produtos eletrodomésticos podem proporcionar.

Tendo em vista que as tecnologias de ponta são desenvolvidas eminentemente para produtos posicionados para o consumidor de alta renda, a principal contribuição do presente artigo é analisar o conceito de inovação por uma perspectiva social. Lembrando que essas duas abordagens são complementares, e não concorrentes ou excludentes.

 

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