Esta pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre a saliência percebida pelos gestores e a performance financeira da empresa.
O modelo de saliência proposto por Mitchell, Agle e Wood (1997) é apontado por Neville, Bell e Whitwell (2011) como uma das contribuições mais significativas para o desenvolvimento das pesquisas de stakeholders. Contudo, trabalhos que buscam relacionar o modelo de saliência com performance corporativa ainda são escassos e inconclusivos.
Foram realizadas 2 etapas metodológicas. A primeira, qualitativa, levantou scores para os stakeholders, com base no modelo de Saliência. Nesta fase, foram analisados 37 prospectos definitivos das empresas que fizeram ofertas públicas de ações nos anos de 2009 à 2011. Na segunda, quantitativa, utilizou-se a técnica de Regressão Múltipla para análise da relação entre Saliência e Performance Financeira. Os dados financeiros são provenientes da base de dados Economática, para o ano de 2012.
A fundamentação teórica baseia-se na Teoria dos Stakeholders (FREEMAN, 1984), no Modelo de Saliência de Mitchell, Agle e Wood (1997) e na Performance Corporativa, que envolve os conceitos de Performance Social Corporativa (CSP) e Performance Financeira Corporativa (CFP). O modelo de Saliência classifica os stakeholders em 7 categorias, identificadas pela combinação dos atributos de Poder, Legitimidade e Urgência dos stakeholders.
Os resultados mostram uma possível associação da Saliência dos stakeholders Funcionário e Comunidade com o ROA e da Saliência do stakeholder Comunidade com o ROE. Embora, o estudo Agle, Mitchell, e Sonnenfeld (1999) não encontre apoio para a relação entre saliência e performance, os resultados encontrados revelam que esta relação ainda pode ser explorada.
Como contribuição o estudo testa empiricamente as relações entre a saliência e a performance financeira no contexto brasileiro. Para futuras pesquisas sugere-se aplicar este estudo a uma amostra maior de empresas tendo em vista analisar se os resultados encontrados se confirmam. Outra possibilidade de pesquisa é a realização de um estudo longitudinal a fim de investigar a relação de causalidade entre saliência e performance financeira.
|