O objetivo desta pesquisa é analisar a cultura chinesa relacionada aos negócios na percepção de brasileiros expatriados na China.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas com doze brasileiros expatriados na China e analizadas com a técnica de análise de conteúdo. Como resultados emergiram categorias de análise não a priori que se referem à percepção dos brasileiros expatriados na China sobre a cultura chinesa relacionada aos negócios, são elas: guanxi, comportamento cultural padrão, especialização de função, salvar a face, e respeito à hierarquia.
Como referencial teórico, primeiramente abordou-se sobre a definição do conceito de expatriado e os desafios que este profissional tem que lidar relacionados às diferenças culturais, especialmente quando se trata de países com distância cultural, como é o caso do Brasil e da China. Logo, abordou-se sobre algumas características e diferenças culturais entre o Brasil e a China que podem influenciar na adaptação do expatriado no trabalho e nos negócios.
Pode-se dizer que o objetivo foi alcançado, pois foi possível evidenciar diferentes situações vivenciadas pelos expatriados brasileiros na China que revelam as dificuldades enfrentadas por eles no ambiente de trabalho que estavam relacionadas à cultura chinesa nos negócios.
Destacam-se os laços de relacionamento e confiança (guanxi), a dificuldade de compreensão do comportamento dos chineses nas atividades profissionais, a característica de o chinês ser um especialista na sua função de trabalho, e o fato de não conseguir responder ao seu chefe de forma direta (salvar a face). Estes comportamentos acontecem em decorrência da hierarquia, bastante respeitada pelos chineses, que também exigiu que o expatriado tivesse que aprender a lidar com estas situações.
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