RESUMO
Código: 1121
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

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Desenvolvimento do Ensino de Estratégia em Cursos de Graduação em Administração de Instituições de Ensino Superior Pela Perspectiva de Professores e Alunos
 

Objetivou-se analisar o desenvolvimento do ensino de estratégia em cursos de graduação em administração de IES do Vale do Itajaí pela perspectiva de professores e alunos. Os objetivos específicos que sustentaram tal intenção foram: a) verificar conceitos, abordagens e teorias empregadas nas disciplinas de estratégia; b) evidenciar os métodos e as técnicas pedagógicas aplicados ao ensino de estratégia; c) compreender o papel do professor relacionando-o a sua rotina, conduta e comportamento.

Realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso coletivo de duas instituições do Vale do Itajaí (SC): uma privada e uma pública. A coleta de dados ocorreu por meio da consulta aos planos de ensino das duas instituições pesquisadas, entrevistas em profundidade com os três docentes da disciplina de estratégia e com 15 estudantes da disciplina. Realizou-se a triangulação dos dados por meio das diferentes fontes e utilizou-se análise de conteúdo temática.

Abordam-se as perspectivas teóricas da área de estratégia, conforme a classificação de Whittington (2002): clássica, evolucionária, processual e sistêmica. Sobre o ensino de estratégia, destacam-se algumas abordagens pedagógicas e técnicas metodológicas empregadas na área de estratégia, como método de caso, ensino baseado em teorias e voltado a práxis organizacional. O papel dos professores no ensino de estratégia é tratado a partir da teoria do conhecimento de Berger e Luckmann (2012).

Identificou-se a predominância das abordagens clássicas e dos livros; e que uma instituição foca a interação entre a teoria de planejamento estratégico e a aplicação em uma empresa, enquanto a outra privilegia as discussões teóricas. Quanto ao papel do professor, em uma IES, a disciplina volta-se a aulas expositivas, centralizando o professor como difusor do conhecimento. Na outra, o professor atua como intermediário do aprendizado, direcionando as discussões e ampliando a interação da turma.

Realizou-se um resgate da Sociologia do Conhecimento, de Berger e Luckmann (2012), combinando-a com a área de estratégia, o que oportuniza o tratamento dos resultados com maior profundidade e precisão. Empiricamente, aponta-se que não há um the best way para ensinar a estratégia e que a construção da disciplina dependerá do alinhamento entre proposta pedagógica do curso; papel e experiência do docente; métodos e técnicas de ensino; e conhecimento selecionado para a disciplina.

 

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