RESUMO
Código: 1133
Tema: Carreiras, Competências e Internacional

 

Abrir
Arquivo

 
Aspectos Culturais de Vida e Trabalho: Uma Percepção de Chineses Que Vivem no Brasil
 

A crescente relação bilateral entre o Brasil e a China nos últimos anos vem causando interesse em compreender as diferenças culturais que influenciam o comportamento de seus nativos. Diante disso, este artigo visa identificar os elementos de diversidade, especificamente os que estão atrelados à cultura, na China e no Brasil, tendo como foco a análise de aspectos culturais relacionados à vida e ao trabalho de chineses que vivem no Brasil.

Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, em que foram realizadas entrevistas em profundidade com chineses residentes no Brasil, que foram analisadas com a técnica de análise de conteúdo. Como resultados emergiram categorias de análise a partir das semelhanças nos relatos dos entrevistados relacionadas a aspectos da distância cultural entre o Brasil e a China, tais como: educação, comunicação, trabalho e hierarquia.

Para alcançar tal objetivo versou-se no referencial teórico, primeiramente, sobre cultura, distância cultural e características culturais do Brasil e da China. Logo, versou-se sobre o indivíduo no contexto multicultural, caracterizando o imigrante, o expatriado e os desafios enfrentados por eles em um país diferente do seu.

As categorias evidenciam que os chineses não deixam de cultivar sua cultura mesmo estando em um lugar com uma distância cultural acentuada em relação ao seu país e apontam fatores que causaram dificuldade para a adaptação dos chineses no Brasil. Mesmo assim, eles veem os brasileiros de uma maneira positiva e o Brasil com um lugar bom para se morar.

Trabalhar no Brasil é difícil para os chineses, principalmente pelo idioma, pois mesmo com intérprete pode dificultar alguns processos. O sistema educacional, o jeito de se comunicar e as relações de trabalho enfatizam a distância de poder existente na China. Essa é uma característica da cultura chinesa que é mantida pelas famílias que vivem no Brasil, o que pode, muitas vezes, gerar conflito para os filhos dos chineses que são criados na cultura brasileira.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: