RESUMO
Código: 1142
Tema: Apreçamento de Ativos, Gestão de Investimentos e Finanças Comportamentais

 

Abrir
Arquivo

 
Pessimismo Nas Segundas-feiras: Uma Análise do Efeito Dia da Semana no Mercado de Capitais Brasileiro em Períodos de Crise e de Estabilidade.
 

As anomalias de mercado, explicadas pelas finanças comportamentais, são evidências desfavoráveis à Hipótese do Mercado Eficiente. Uma dessas anomalias é o Efeito Dia da Semana, caracterizado por um retorno menor dos ativos nas segundas-feiras. Considerando que a irracionalidade dos agentes no mercado se acentua em crises financeiras, essa pesquisa objetivou verificar a existência e o comportamento dessa anomalias em períodos de crise e de estabilidade no Brasil, através da análise o IBovespa.

Modelagem do comportamento do índice através de técnicas estatísticas para séries de tempo (modelos autorregressivos e de heteroscedasticidade condicional), para o período de janeiro de 2003 até abril de 2012. Para análise da anomalia, foi construída uma dummy, e os dados foram agrupando os dados em seis conjuntos (séries) diferentes: período completo, períodos ambientados pelas crises do Subprime e da Zona do Euro, períodos antes e após a Crise do Subprime, e um período de estabilidade.

As finanças comportamentais rejeitam o pressuposto de racionalidade da eficiência de mercado, e explica certas anomalias nos comportamento dos preços (BRUNI; FAMÁ, 1998). Uma exemplo dessas anomalias é o Efeito Dia da Semana, que se caracteriza por retorno médio negativo nas segundas-feiras (FRENCH, 1980). Alterações no comportamentos do mercado também são vistas em ambientes de crise (JANG; SUL, 2002), nos quais os agentes tendem a agir com racionalidade limitada (GONZALEZ et al, 2011).

Foi identificado que nos períodos abrangidos pela crise do Subprime e pela Crise do Euro, o retorno médio do IBovespa foi estatisticamente menor nas segundas-feiras, em 1,15 e 1,03 pontos percentuais, respectivamente. Para os demais períodos, esse efeito não é visível. Assim, os resultados indicam que os ambientes de crise são favoráveis para a existência dessa anomalia, e que simples fato de ser segunda-feira afeta o otimismo dos agentes quanto ao valor de seus investimentos.

Esse trabalho contribui para a área de finanças por esclarecer o comportamento do Efeito Dia da Semana, para as segundas-feiras, e sua relação com as crises financeiras. Os resultados ajudam a entender o comportamento do mercado de capitais, possibilitando as chances de melhor atuação para os agentes e, consequentemente, melhor funcionamento do mesmo.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: