RESUMO
Código: 1146
Tema: Contabilidade Financeira e Gerencial

 

Abrir
Arquivo

 
Adoção das Ifrs: Análise da Relação do Nível de Disclosure Com O Custo de Capital das Empresas Brasileiras.
 

Analisar a relação existente entre o nível de disclosure contábil e o custo da dívida das empresas brasileiras constantes no índice BOVESPA, antes e após a adoção das IFRS.

A pesquisa foi delineada pela tipologia descritiva e abordagem quantitativa. A amostra da pesquisa foi constituída por 47 companhias abertas. Os dados foram extraídos das DFPs, por meio dos relatórios de 2007 e 2010, selecionando um período antes e após a adoção das IFRS no Brasil. A variável disclosure foi representada pelo prêmio ANEFAC de transparência e as variáveis de controle pelo tamanho da empresa, internacionalização (ADR) e governança corporativa.

No Brasil, observa-se uma busca por transparência das informações contábeis, com vistas a atender as necessidades dos investidores e demais usuários. Lima (2009) observa que a informação contábil afeta o custo de capital e gera melhor performance econômica. Com a finalidade de analisar a relação entre disclosure e custo de capital de terceiros, inseriram-se, na pesquisa de Lima (2009), variáveis de controle, referenciadas na literatura como variáveis de impacto ao custo de capital de terceiros.

Estabeleceu-se a hipótese de que a relação entre o disclosure e o custo de endividamento é negativa e significante. Com a estatística descritiva e a correlação de Postos de Spearman, rejeitou-se a hipótese nula, e o nível de disclosure mostrou estatisticamente relacionado com o custo da dívida das empresas amostrais. Quanto às empresas premiadas pela ANEFAC, observou-se que em 2010 apresentavam custos de empréstimos com margem inferior, e em 2007, apresentavam custos maiores.

Espera-se que os resultados tenham contribuído com a literatura e como incentivos para futuras pesquisas que testem as teorias levantadas. Acredita-se que análises aventadas na pesquisa auxiliem na compreensão da importância pela busca de informações mais confiáveis, os principais impactos gerado pela qualidade das informações, e, concomitantemente, a importância da adoção das IFRS. Para a prática, sugere-se incentivos às empresas na adoção da norma, visto a redução no custo de empréstimos.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: