RESUMO
Código: 1149
Tema: Jogos de Empresas

 

Abrir
Arquivo

 
Jogos de Empresas e Economia Experimental: Educação e Pesquisa Com Ambientes Laboratoriais
 

Premiações recentes do Nobel de Economia (2002 a Vernon Smith e 2012 a Alvin Roth) evidenciaram a pesquisa em Economia Experimental. Na Administração, Jogos de Empresas, que também utilizam ambientes experimentais, têm sido utilizados grande parte com fim educacional (ROSAS; SAUAIA, 2006; FARIA et. al., 2009). Este ensaio teórico teve como objetivo apontar as similaridades e diferenças entre estes dois programas de pesquisa e propor uma agenda de estudos futuros.

O método utilizado neste estudo foi predominantemente bibliográfico. A partir da revisão da literatura dos marcos teóricos de interesse foi possível elaborar uma discussão acerca das vantagens da aproximação destas duas linhas de pesquisas.

A fundamentação teórica foi pautada por duas linhas de pesquisas de áreas diferentes. Na área de Economia, foram revisitados estudos em Economia Experimental para investigar os pressupostos teóricos deste programa de pesquisas. O referencial de Jogos de Empresas foi pautado pela revisão de diversos estudos nacionais e internacionais que utilizaram este ambiente experimental.

Com a revisão das linhas teóricas de Economia Sugere-se que a aproximação destas linhas de pesquisa contribua com ambas as áreas no sentido de permitir aproveitar o potencial da validade científica da Economia Experimental, bem como o potencial educacional dos Jogos de Empresas.

Acredita-se que a principal contribuição deste estudo foi discutir as características destas linhas de pesquisa bem como propor uma agenda de estudos futuros.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: