RESUMO
Código: 1165
Tema: Gestão Organizacional: Recursos Humanos, Arranjos Institucionais e Planejamento

 

Abrir
Arquivo

 
Processo de Gestão: O Caso da Biblioteca Governador Ribamar Fiquene
 

Na realização deste trabalho, delimitou-se como objetivo geral analisar a forma como a Biblioteca Governador Ribamar Fiquene realiza seu processo de gestão. E, para isso, foi necessário explanar a teoria das funções administrativas; identificar essas funções no processo de gestão da biblioteca; explicar como essas funções são realizadas na prática; e determinar as relações existentes entre as funções administrativas e o processo de gestão da biblioteca.

Quanto aos fins, é classificada como pesquisa descritiva, pois descreve a forma como a Biblioteca Governador Ribamar Fiquene realiza seu processo de gestão, principalmente no que diz respeito a como são desempenhadas as funções administrativas neste processo. Quanto aos meios é classificada como pesquisa documental e como estudo de caso, tomando por base documentos, sobretudo da própria biblioteca (manuais, regimentos, formulários, etc.), por meio de pesquisa tanto quantitativa como qualitativa.

A gestão eficaz de bibliotecas universitárias no mundo contemporâneo é um grande desafio. Seus administradores operam com serviços sem fins lucrativos de fundamental importância para o meio acadêmico, tendo objetivos bem definidos como a prestação de serviços de informação e atendimento ao usuário; mas, em contrapartida, fazem parte de uma organização mais ampla em função da qual existem e pela qual são financiadas, nem sempre sendo reconhecidas ou aprovadas em suas realizações (Volpato, 2002).

A Bibliotecária-Chefe foi muito transparente, possibilitando o alcance do objetivo geral da pesquisa no que diz respeito a descrever as funções de planejamento, organização, liderança e controle na realização prática do processo de gestão da biblioteca. A satisfação geral para com a Biblioteca da FAMA foi considerada boa pelos usuários, o que revela um bom trabalho de gestão, mas que pode ainda ser melhorado em aspectos específicos, tornando-se mais eficaz, buscando uma satisfação ótima desses.

Considerando que um trabalho de pesquisa não se esgota em si mesmo, conclui-se que o estudo procurou responder um questionamento, tornando-se relevante, assim como contribuiu para o início de diversos outros questionamentos. Para otimizar a satisfação geral dos usuários para com a Biblioteca da FAMA através de seu processo de gestão, propõem-se ações para melhorar alguns aspectos específicos que, somados a todos os outros, buscam elevar o nível dos serviços da biblioteca.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: