RESUMO
Código: 1178
Tema: Gestão de Riscos, Crises e Derivativos

 

Abrir
Arquivo

 
O Excesso de Confiança dos Produtores de Soja no Brasil e O Uso de Contratos Futuros
 

Verificar a presença do viés de excesso de confiança no comportamento dos produtores de soja brasileiros. Pretende-se também relacionar este viés à pouca utilização de hedge com contrato futuro como estratégia para minimizar perdas provenientes dos riscos implícitos na cultura da commodity em questão.

O estudo caracteriza-se como descritivo com abordagem quantitativa por meio de uma survey aplicado aos produtores da commodity soja. Para o tratamento destes dados utilizou-se o teste bicaudal t-Student.

O estudo abordou conceitos de Finanças Comportamentais e o viés de Excesso de Confiança, Gestão de Riscos e Contratos Futuros e Estudos sobre Aspectos Comportamentais entre agricultores.

A maior parte dos entrevistados afirmou não fazer uso dos mecanismos do mercado futuro, principalmente por não possuir conhecimento suficiente sobre contratos futuros e seu funcionamento. Os resultados revelaram que os produtores apresentaram descalibração ao estimar os preços que a saca de soja atingiria ao final da safra subsequente ao período da entrevista, o que demonstra a necessidade de utilização de uma ferramenta de proteção contra a oscilação de preços.

A presente pesquisa buscou contribuiu para os estudos de influência dos vieses cognitivos nas tomadas de decisão e da compreensão do mercado futuro de commodities agrícolas, focando no perfil dos produtores de soja, ainda não abordados por nenhuma pesquisa. Espera-se que os resultados possam levar os stakeholders envolvidos com mercado futuro, a uma maior clareza para a busca de estratégias que promovam a ferramenta de proteção proporcionada pelo mercado futuro entre os seus beneficiários.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: