RESUMO
Código: 1182
Tema: Temas emergentes e modismos em gestão de pessoas

 

Abrir
Arquivo

 
Mensuração da Felicidade de Estudantes Acadêmicos: Avaliação em Ies do Municipio de Blumenau, Sc
 

O objetivo do presente estudo é mensurar o nível de felicidade de estudantes acadêmicos de uma IES de Blumenau-SC. A necessidade de realizar tal análise, reforça-se pelo posicionamento de Ferraz, Tavares e Zilberman (2007), os quais defendem que é importante ampliar o entendimento mais profundo sobre a felicidade.

A abordagem desta pesquisa é quantitativa e a metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, realizadas por meio de uma pesquisa do tipo survey junto aos alunos de uma IES do município de Blumenau, SC. Foi realizado um pré-teste com 15 alunos, já que o instrumento de mensuração da felicidade de Proctor; Linley e Maltby (2010) foi adaptado ao contexto nacional, e, portanto, precisava ser testado. Após o procedimento de coleta, utilizou-se o SPSS para rodar a técnica de ANOVA.

Camfield e Skevington (2008, p. 768) mencionam que “desde Aristóteles, a felicidade tem sido vista como um objetivo universal que é apropriado e atingível”. Giannetti (2002, p. 124) apresenta o conceito da felicidade de acordo com Freud, analisando-a como sendo “a gratificação ulterior de um desejo pré-histórico”. Em âmbito educacional, a preocupação com a felicidade faz parte dos interesses dos estudantes (COSTELA e COSTELA, 2006).

Conclui-se que o nível de felicidade investigado por este estudo é considerado bom entre os estudantes pesquisados. Este cenário é visto como propício para um ambiente educacional como representa a academia. Após análise dos resultados nesta pesquisa, percebeu-se que em geral, os acadêmicos estão felizes e que não há diferenças estatísticas de níveis de felicidade em relação ao gênero, a renda, a faixa etária, e a ocupação. O único com diferenças estatísticas foi o estado civil.

Este cenário é visto como propício para um ambiente educacional como representa a academia. Na relação da formação com o convívio social o aspecto relativo à felicidade é demasiadamente importante para a formação do cidadão; proposta de qualquer instituição de ensino. Desta forma, ressalta-se que para ampliar a compreensão da felicidade em academias, é importante que sejam realizados novos estudos que possam evidenciar outras questões relativas ao nível de felicidade dos estudantes.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: