O termo produto orgânico é reconhecido mundialmente e as primeiras normas que serviram de referência para sua comercialização foram instituídas a partir da criação da INFOAM – Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Orgânica. No Brasil, a produção e a comercialização são aprovadas pela Lei 10.831/2003 entre outros dispositivos legais. Neste contexto, a pesquisa tem como objetivo identificar os constructos confiança, satisfação e valor na lealdade do consumidor de produtos orgânicos
Foi realizada uma pesquisa exploratória com consumidores de Porto Alegre para verificar a relação entre os atributos dos produtos orgânicos e os constructos valor percebido, confiança e satisfação. Foram realizadas entrevistas em profundidade com 16 consumidores abordados em locais de comercialização de produtos orgânicos e escolhidos de acordo com a conveniência do pesquisador, ou indicados por serem reconhecidamente consumidores de produtos orgânicos.
A lealdade do consumidor é conceituada como um comprometimento profundo em recomprar (OLIVER, 1997). Para fundamentar a discussão sobre lealdade, serão adotados três constructos teóricos. Os dois primeiros, satisfação e confiança, estão entre os principais constructos de relacionamento e lealdade (ROCHA e LUCE, 2006; MACADAR, 2008; HENRIQUE, 2009). O terceiro constructo, valor percebido, apresenta uma crescente importância nos estudos sobre lealdade (BRASIL, 2006).
Como resultados da pesquisa, pode-se relatar a existência de uma semelhança entre os consumidores de produtos orgânicos quanto à busca por uma vida mais saudável e a não utilização de insumos artificiais na produção. Além do mais, a relação estreita entre produtor e consumidor parece determinante para a confiança do consumidor. Como resultado final foi proposta um quadro relacionando os atributos identificados e os constructos satisfação, confiança e valor antecedentes da lealdade.
Este trabalho teve como importância a familiarização com aspectos dos produtos orgânicos, buscando identificar particularidades que são importantes para elaboração do instrumento de coleta da fase quantitativa do projeto. Através deste trabalho foi possível identificar quais são os elementos dos produtos orgânicos que mais são levados em consideração no momento da compra, bem como quais as principais motivações dos consumidores para comprar produtos orgânicos e tornarem-se fiéis.
|