Este artigo almeja verificar o nível de comprometimento das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras privadas, com e sem fins lucrativos, relacionadas às estratégias de Responsabilidade Social Empresarial (RSE). O foco do estudo são os aspectos ligados à governança, transparência e accountability em suas demonstrações financeiras. A partir deste objetivo, o problema de pesquisa é: “As IES brasileiras podem ser classificadas como de RSE reativa ou estratégica”?
Para o cumprimento do objetivo proposto, a pesquisa qualitativa foi aplicada devido à sua adequação para responder o problema de pesquisa. A elaboração deste estudo se dá em duas etapas: pesquisa bibliográfica e pesquisa de dados secundários. As fontes de consulta utilizadas no levantamento dos dados secundários foram o site da IES, Diário Oficial do Estado, e jornais de grande circulação.
Para a análise do comprometimento das IES com relação à governança, transparência e accountability, são aplicados os indicadores do Guia de Melhores Práticas de Governança para Fundações e Institutos Empresariais, publicado pelo IBGC (2009a). Para a classificação da estratégia de RSE das IES, utiliza-se a perspectiva proposta por Porter e Kramer (2006) que classifica as organizações como de RSE reativa ou estratégica.
Os altos indicadores de RSE reativa podem ser relacionados às imposições do ambiente institucional (MACHADO FILHO; ZYLBERSZTAJN, 2004), uma vez que tratam de atender aos requisitos legais (LIMA; CONTEL, 2011). Neste sentido, se confirma a afirmação de Oliveira, Nogueira e Silva (2004) que defendem a importância das demandas legais e institucionais como impulsionador de práticas benéficas às organizações. Mas não se evidencia o predomínio de IES comprometidas com os princípios de RSE estratégica.
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