RESUMO
Código: 1198
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

Abrir
Arquivo

 
Institucionalização do Ensino em Estratégia em Programas de Pós-graduação Stricto Sensu de Administração em Santa Catarina Sob A Ótica dos Discentes
 

Objetivou-se, de acordo com percepção dos discentes, analisar o processo de institucionalização do ensino de estratégia em programas de pós-graduação stricto sensu em Administração no estado de Santa Catarina. Os objetivos específicos que ampararam essa intenção foram: a) Identificar os conhecimentos aprendidos em cursos de pós-graduação stricto sensu em Administração no estado de Santa Catarina; b) Evidenciar os métodos e as técnicas pedagógicas empregados c) Compreender a tipificação de condut

Realizou-se uma pesquisa em profundidade por meio de um estudo de caso coletivo de cinco programas de pós-graduação stricto sensu em administração de Santa Cataria. A coleta de dados foi realizada por meio da consulta aos planos de ensino e entrevistas semiestruturadas com 16 discentes de mestrado e doutorado. Realizou-se a triangulação dos dados obtidos por meio das diferentes fontes e utilizou-se análise de conteúdo com auxílio do software Atlas.ti 6.0.

Considerou-se que o processo de desenvolvimento do ensino em as abordagens teóricas da área de estratégia segundo Whittington (2002): clássica, evolucionária, processual e sistêmica. Os métodos e técnicas de ensino em estratégia: método de casos (BOWER, 2008), ensino analítico-teórico (GRANT, 2008), reflexão estratégica (MINTZBERG, 2006) e ensino por meio da práxis (WHITTINGTON; JARZABKOWSKY, 2008). E a tipificação de condutas de discentes e docentes (BERGER; LUCKMANN, 2012).

O processo educacional nesta disciplina, portanto, permite a transmissão de conteúdo durante o curso e também dos significados institucionais da área para o discente (BERGER; LUCKMANN, 2012). Assim ao descrever aos discentes como as coisas podem ser, o docente acaba dizendo a eles como estas são (ALCADIPANI; 2011b). O papel de discente e docente, no que tange a participação nas disciplinas de estratégia, possuem condutas tipificadas, mesmo que não exercidas em sua magnitude.

Como contribuição teórica resgata-se o entendimento de institucionalização da Sociologia do Conhecimento de Berger e Luckmann (2012). Como contribuição empírica indica-se os principais conteúdos, abordagens pedagógicas e condutas de discentes e de docentes. Tal verificação gera informações, indica carências e reforça vantagens da área. Proporcionam-se subsídios para o docente que ministra disciplinas na área, como também se indica para o discente neófito as dificuldades e paradigmas que este enf

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: