O objetivo da pesquisa foi identificar o impacto da religião nas escolhas de compra de objetos ou atividades, buscando compreender o impacto dos bens consumidos na construção da identidade individual e coletiva de tais consumidores. A religião escolhida para a análise foi o catolicismo. Tendo em vista a necessidade de um estudo mais aprofundado da história do consumo e diante da escassez de produções nesse âmbito, propõe-se um olhar contextualizado sobre as escolhas de compra deste grupo.
O método etnográfico foi utilizado para condução deste estudo, optou-se pela observação participante por entender que suas técnicas são propícias para pesquisa. A observação foi realizada num retiro católico para jovens com a duração de quatro dias, organizados por jesuítas no Rio de Janeiro. A coleta de dados foi buscada por meio de conversas informais com os 12 jovens participantes e por 3 entrevistas em profundidade com organizadores do evento.Os dados colhidos foram analisados conjuntamente.
O consumo tem sido compreendido nos últimos 30 anos como um elemento de construção, manutenção e modificação da identidade (Holt, 2002). Os bens podem expressar os interesses e gostos de seus possuidores, isto é, parte do “eu” (Belk, 1988). As pesquisas realizadas sobre o tema indicam que os consumidores criam vínculos emocionais com seus bens. Hirschman et al. (2010) encontraram elementos nas práticas de consumo destacados por praticantes da fé cristã relevantes à construção da identidade.
Os estudos de comportamento do consumidor, ainda hoje, carecem de maiores esclarecimentos sobre a relação entre religiosidade e escolhas de compra dos consumidores que participam de subculturas religiosas (Solomon, 2011). As entrevistas sugerem o comportamento de consumo dos entrevistados recebem influências de suas crenças. Os dados colhidos na pesquisa permitiram gerar quatro categorias de análise: simbolismo e significados; não consumo; busca de interação; construção e reforço da identidade.
Uma das contribuições que surgiram neste estudo foi a sustentação já anunciada relevância da religião sobre as opções de compra de produtos (terços, imagens, camisas, CDs, livros etc.)ou serviços religiosos (retiros, celebrações, eventos de jovens etc.),corroborando proposições de diversos estudiosos do tema. Os resultados deste estudo sugerem que a religião contribui para o processo de formação das identidades dos dela participam, auxiliando a criá-la, moldá-la, e modificá-la ao longo do tempo.
|