RESUMO
Código: 1204
Tema: Aprendizagem Organizacional

 

Abrir
Arquivo

 
O Processo e O Contexto Fomentador da Aprendizagem Gerencial de Administradores e de Não Administradores
 

Considerando que nem todo gestor tem formação em administração, entende-se que outras formas de aprendizagem são relevantes para atuação profissional. A partir desta reflexão, o objetivo deste estudo que foi analisar o processo de aprendizagem de gerentes com formação em administração em relação a gerentes de outras formações. Buscou-se também: identificar as variáveis contextuais que influenciam no processo e compreender a aprendizagem formal e informal e, o estilo de aprendizagem dos gestores.

Utilizou-se o método quantitativo com amostragem não-probabilística. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário oriundo de instrumentos de pesquisas anteriores. A técnica de coleta escolhida para o estudo foi o levantamento de campo via survey eletrônica. Após coleta de dados, realizou-se um recorte por julgamento na base de respondentes geral, o que resultou num número total de 72 gestores para a amostra. Para análise, utilizou-se estatística descritiva e correlação.

A aprendizagem é um fenômeno ligado ao ser humano que possibilita desempenhar seus papéis na sociedade. Ele aprende os conhecimentos do meio, consegue transformá-los e rever a si mesmo através de experiências. Um indivíduo ao assumir um novo papel demanda novos conhecimentos, habilidades e condições emocionais que são obtidos na aprendizagem formal ou informal. No contexto organizacional, existem aspectos que fomentam a aprendizagem gerencial.

Verificou-se relevante diferença na aprendizagem dos gestores administradores e não administradores, evidenciando que suas respectivas formações acadêmicas lhe proporcionam visões diferentes para as tomadas de decisões, onde os primeiros buscam aplicar os conhecimentos na prática e a se relacionar com as pessoas, enquanto os segundos visam o raciocínio lógico e impessoal. A cultura organizacional e as experiências adquiridas no trabalho também são importantes.

O estudo evidenciou que a aprendizagem gerencial não se restringe à aprendizagem formal. Constatou-se que algumas variáveis contextuais da organização também influenciam na aprendizagem dos gestores. No âmbito profissional, a relação entre a aprendizagem, experiência e o relacionamento foram os principais indicativos de que o processo advém de um ciclo onde o gestor apresenta mais interesse no aprendizado quando se relaciona com outras pessoas, o que deve ser fomentado pelas organizações.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: