RESUMO
Código: 1205
Tema: Promoção da Eficiência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos

 

Abrir
Arquivo

 
O Conjunto de Políticas Públicas Voltadas Para Incentivar A Atividade de Incubação de Empresas no Estado de São Paulo: Algumas Considerações
 

Dada a relevância conferida ao tema do empreendedorismo inovador (no âmbito do qual se insere a atividade de incubação), destaque-se a importância de estudo com o perfil que estamos aqui propondo, cujo objetivo é: identificar o conjunto de políticas públicas existentes no Estado de São Paulo, voltadas para apoiar a incubação de empresas, focalizando principalmente, as diretrizes concebidas e ações empreendidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Adotou-se abordagem qualitativa e procedeu-se a estudo exploratório-descritivo. Empreendeu-se pesquisa documental, para identificar normas legais que autorizavam ações governamentais, direcionadas a incentivar incubadoras de empresas. Após análise dos documentos, emergiram questionamentos e, assim, realizaram-se quatro entrevistas semi-estruturadas com gestores públicos e um especialista. Para leitura sistematizada de documentos, utilizou-se a técnica de de análise de conteúdo (Bardin,2011).

No que concerne às incubadoras de empresas, registre-se que o número dessas tem crescido significativamente nas últimas décadas, revelando sua importância estratégia e seu poder de alavancar o desenvolvimento socioeconômico, via apoio que fornecem à micro e pequenas empresas. Percebeu-se que em alguns países, onde a disseminação do movimento de incubação ocorreu de forma intensa, o Estado teve papel importante apoiando esses organismos (FRACASSO, ENGELMAN,2012; ARANHA, 2008, LALKAKA, 2001,2003)

Constatou-se que o conjunto de políticas públicas paulistas, do estado de São Paulo, voltado para incentivar a incubação de empresas é bastante incipiente e está em vias de concepção/estruturação. Com efeito, mesmo que se reconheça a existência de um elenco de normas estaduais, que visam apoiar o fortalecimento das incubadoras, verifica-se, em contrapartida, que as estratégias ainda estão em construção e os programas e projetos destinados a estimular as incubadoras de empresas são embrionários.

Espera-se que essa pesquisa venha a alertar para o papel estratégico das políticas públicas e para a necessidade de se construir, no Estado de São Paulo, um sistema articulado de políticas públicas, voltado para apoiar as incubadoras de empresas, ajudando igualmente, a integrar as diversas diretrizes existentes no plano estadual, com aquelas conduzidas pelos governos federais e municipais, visando a potencializar os esforços empreendidos.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: