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Código: 1207
Tema: Gestão Organizacional: Recursos Humanos, Arranjos Institucionais e Planejamento

 

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Comprometimento Organizacional e Estratégias de Gestão de Pessoas: Uma Análise das Experiências em Organizações Públicas Brasileiras
 

Nesse artigo buscou analisar como as estratégias de gestão de pessoas podem interferir no comprometimento dos indivíduos lotados em organizações públicas brasileiras. Embora consideradas importantes, a análise do comprometimento do servidor e a ênfase dada à gestão de pessoas no setor público ainda são incipientes frente ao necessário.

Na busca de uma melhor compreensão do comprometimento organizacional e sua relação com as práticas de RH no setor público, adotou-se como estratégia metodológica uma pesquisa descritiva e qualitativa, fundamentada na coleta de dados secundários por meio de levantamento bibliográfico de estudos e experiências brasileiras que relacionam as temáticas em questão.

A área de gestão de pessoas avança na superação do caráter operacional para adoção do modelo estratégico, alinhado com os objetivos da organização. O último estágio alcançado até aqui nessa evolução talvez seja a própria estratégia de comprometimento (ALBUQUERQUE, 2002). Os aportes de Meyer e Allen (1997) contribuem com essa visão e destacam a importância de se examinar os impactos dos sistemas de RH no comprometimento dos empregados.

Com base no levantamento de dados secundários sobre experiências no setor público brasileiro, constatou-se que aspectos culturais ainda são sobressalentes e interferem no comprometimento dos servidores com o trabalho e a organização, que precisa repensar suas políticas e práticas de gestão, articulando os objetivos organizacionais com as expectativas dos indivíduos.

pretende-se que esta pesquisa seja uma contribuição para os estudos da atividade gerencial em relação aos componentes constitutivos do comprometimento organizacional, ensejando o enriquecimento da base conceitual através da análise empírica.

 

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