Nesse artigo buscou analisar como as estratégias de gestão de pessoas podem interferir no comprometimento dos indivíduos lotados em organizações públicas brasileiras. Embora consideradas importantes, a análise do comprometimento do servidor e a ênfase dada à gestão de pessoas no setor público ainda são incipientes frente ao necessário.
Na busca de uma melhor compreensão do comprometimento organizacional e sua relação com as práticas de RH no setor público, adotou-se como estratégia metodológica uma pesquisa descritiva e qualitativa, fundamentada na coleta de dados secundários por meio de levantamento bibliográfico de estudos e experiências brasileiras que relacionam as temáticas em questão.
A área de gestão de pessoas avança na superação do caráter operacional para adoção do modelo estratégico, alinhado com os objetivos da organização. O último estágio alcançado até aqui nessa evolução talvez seja a própria estratégia de comprometimento (ALBUQUERQUE, 2002). Os aportes de Meyer e Allen (1997) contribuem com essa visão e destacam a importância de se examinar os impactos dos sistemas de RH no comprometimento dos empregados.
Com base no levantamento de dados secundários sobre experiências no setor público brasileiro, constatou-se que aspectos culturais ainda são sobressalentes e interferem no comprometimento dos servidores com o trabalho e a organização, que precisa repensar suas políticas e práticas de gestão, articulando os objetivos organizacionais com as expectativas dos indivíduos.
pretende-se que esta pesquisa seja uma contribuição para os estudos da atividade gerencial em relação aos componentes constitutivos do comprometimento organizacional, ensejando o enriquecimento da base conceitual através da análise empírica.
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