RESUMO
Código: 1209
Tema: Gestão de Projetos

 

Abrir
Arquivo

 
O Uso do Ahp Na Priorização de Projetos de P&d: Estudo de Caso em Uma Multinacional Brasileira
 

Decisões de curto prazo referentes à seleção de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) têm impacto no longo prazo da empresa, pois são capazes de viabilizar rotas tecnológicas e garantir o desenvolvimento de competências estratégias corporativas. Visto isso, o objetivo do estudo é investigar o uso da ferramenta AHP para apoio à tomada de decisões voltadas para priorização de projetos de P&D, buscando identificar os principais desafios e benefícios no seu uso.

O método escolhido foi o de estudo de caso exploratório, baseado em entrevistas semiestruturadas. A pesquisa abordou três participantes-chave do uso do AHP na priorização de projetos P&D: o gerente de inovação em P&D, o moderador (e viabilizador) da ferramenta e o consultor designado para liderar o processo de planejamento estratégico da empresa. O roteiro semiestruturado está baseado em três momentos distintos da organização: antes, durante e depois do uso do AHP.

A análise de decisão é capaz de melhorar a qualidade das decisões tomadas, aumentando assim as chances de seu sucesso de longo prazo da organização. Assim, dado o alto grau de complexidade e incerteza na gestão da carteira de projetos de P&D, o AHP (Analytic Hierarchy Process) pode ser útil na seleção de projetos a serem desenvolvidos por ser um método multicritério de tomada de decisão.

Considerações Finais: O estudo permitiu verificar os benefícios do uso da ferramenta AHP para apoio à tomada de decisões complexas e estratégicas. Isso porque ela propicia uma forma estruturada para discussão de assuntos multidisciplinares, permitindo que os diversos decisores tenham a oportunidade de expor seus argumentos e posições de maneira focada e objetiva. O alinhamento final dos participantes é fundamental para que a decisão tomada com apoio do AHP seja legitimada e implantada.

A pesquisa traz evidências práticas do uso do AHP para priorização de direcionadores estratégicos para a carteira de P&D, indicando que a ferramenta é adequada para situações de maior incerteza e impacto estratégico. O principal benefício percebido foi a discussão estruturada propiciada pela ferramenta, reduzindo as lacunas de informação entre os envolvidos. Além disso, verificou-se a importância de desenvolver uma equipe interna capacitada para dar continuidade ao uso da ferramenta na empresa.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: