RESUMO
Código: 1212
Tema: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho

 

Abrir
Arquivo

 
Percepção de Justiça Distributiva e de Procedimentos Na Gestão do Trabalho em Organizações
 

O objetivo deste trabalho foi analisar as percepções de justiça distributiva e de justiça de procedimentos nas recompensas trabalhistas entre universitários trabalhadores na cidade de Paranaíba-MS.

A pesquisa é de natureza quantitativa e descritiva. Para levantamento dos dados utilizou-se o método survey com aplicação de questionário que media as escalas de percepção de justiça distributiva e de procedimentos. A amostra da pesquisa foi composta por 403 universitários de um universo 1700. Os dados foram interpretados considerando que quanto maior o valor médio obtido, maior era a percepção do empregado quanto a ocorrência de justiça distributiva e justiça de procedimentos.

O conceito de justiça e de percepção de justiça são fenômenos importantes no ambiente organizacional contemporâneo. A construção de percepções individuais e coletivas a respeito de premissas de justiça aplicados pelas organizações influencia o vínculo e os compromissos dos empregados com os resultados organizacionais. As pesquisas atuais procuram abordar o tema sobre duas perspectivas: a justiça distributiva e a justiça de procedimentos.

Os resultados da pesquisa sugerem que os universitários têm baixo nível de percepção em relação justiça distributiva e justiça de procedimentos das empresas em que trabalham. Constatou-se que os maiores níveis de percepção de justiça se deram na parcela de universitários que recebe remuneração variável.

As relações entre percepções de justiça no trabalho com justiça distributiva e justiça de procedimento ainda constituem um importante tema a ser investigado, evidenciando que a construção de percepções individuais e coletivas a respeito de premissas de justiça aplicados por organizações de toda natureza pode influenciar os compromissos dos empregados com os resultados organizacionais.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: