RESUMO
Código: 122
Tema: Marketing de Serviços e Varejo

 

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O Ritmo do Momento: Investigando O Papel da Música Ao Vivo no Comportamento do Consumidor em Ambiente de Varejo de Supermercado
 

Esta pesquisa buscou identificar a relação da música ambiente sobre o comportamento do consumidor, no que diz respeito aos aspectos afetivos, as intenções de comportamento e as avaliações do ambiente de varejo supermercadista. Com isso, elaborou-se a seguinte problemática: como a música ambiente se relaciona com os aspectos afetivos, as intenções comportamentais e as avaliações do consumidor no ambiente de varejo?

O presente estudo é de natureza causal que permite obter evidências de relações de causa e efeitos entre os construtos investigados. Para verificar os efeitos da música ambiente em supermercado no comportamento do consumidor foi feito um quase-experimento adotando-se dois grupos experimentais. O grupo de controle, que não foi exposto à música ambiente, e o grupo de análise, exposto a música ao vivo. Utilizou-se o teste U de Mann-Whitney (não-paramétrico) para testar as hipóteses da pesquisa.

Pesquisas conduzidas por Zhu e Meyers-Levy (2005) investigaram a influência da música na percepção dos consumidores e os achados sugerem que ela pode comunicar significados particulares ou associações, além de afetar favoravelmente os sentimentos e o humor das pessoas. A música é considerada pelos consumidores como uma importante indicação acerca do posicionamento da marca, da imagem e da qualidade do ambiente (BEVERLAND et al., 2006).

Com os resultados foi possível perceber que o grupo experimento apresenta uma avaliação mais positiva do que o grupo controle. Em outras palavras, a música tocada no supermercado teve uma relação mais positiva na avaliação do público sobre os aspectos afetivos que estavam sentindo naquele momento da pesquisa, do que as respostas obtidas pelo público que não tiveram música ambiente no momento que foram abordados.

 

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