RESUMO
Código: 136
Tema: Gestão em Saúde

 

Abrir
Arquivo

 
Administrador Hospitalar, Papéis e Práticas: Estudo em Unidades de Saúde das Secretarias de Estado de Segurança Pública da Região Centro-oeste
 

Objetivou-se analisar o papel do administrador hospitalar nas Unidades de Saúde das Secretarias de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Para balizar as análises adotaram-se os princípios de Mintzberg (1986) a partir das dimensões interpessoais, informacionais e decisionais. Trata-se de pesquisa qualitativa ancorada em análise documental e entrevistas semi-estruturadas. A amostra englobou 11 administradores hospitalares públicos.

O estudo teve como delimitação a abordagem qualitativa com a finalidade de desvendar os sentidos e as crenças dos participantes em relação ao Papel do Administrador Hospitalar. Optou-se pela pesquisa exploratória/descritiva. O método utilizado é condizente com o objeto de estudo. Este se aplica estudos que estão relacionados às construções e interpretações humanas, como as relações, as representações, crenças, percepções e opiniões, além de se prestar a revelar o dinamismo de processos sociais.

Mintzberg afirma que é imprescindível ter algumas habilidades as quais,, levam o administrador a desenvolver os vários papéis que compõem o seu cargo. - Papéis interpessoais (dimensão): a) Ligado à própria imagem do; b) de líder ; e c) de contato. - Papéis Informacionais (dimensão): a) de Monitor; b) de Disseminador; c) de Porta voz. - Papéis Decisionais (dimensão): a) de Empreendedor; b) de Solucionador de Distúrbios; c) de Alocador de Recursos.

O papel de líder nas instituições pesquisadas se concretiza sob a forma da liderança direta, estando os administradores responsáveis pelo trabalho de seus subordinados. A maioria das instituições segue este modelo, como aponta Mintzberg (1986), se este líder já exerce rotineiramente uma autoridade formal nas organizações, nas instituições de polícia é mais acentuada se revelando uma administração burocrática, na qual os administradores fazem uso de sua posição hierárquica superior.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: