RESUMO
Código: 139
Tema: Empreendedorismo Intracorporativo: Modelos de Negócio e Fontes de Capital para o Empreendedorismo

 

Abrir
Arquivo

 
Modelo e Práticas de Gestão dos Empreendedores da Região Norte de Londrina
 

Este artigo, tem como objetivo, analisar os modelos de gestão adotados pelos empreendedores e a inovação aplicada em seus produtos e serviços. Portanto, busca conhecer as ferramentas e praticas de gestão adotada nas empresas instaladas nessa região da cidade, de modo a subsidiar o processo de administração do empreendimento criado.

Foi realizado um estudo qualitativo de caráter descritivo-explorativo do tipo survey. Foram respondidos 18 questionários direcionados aos empreendedores com o intuito de verificar as práticas de gestão adotadas por eles.

As pequenas empresas representam um papel relevante na produção da inovação, contrariando a ideia predominante na maior parte do século XX, de que as grandes corporações representam os principais agentes da inovação. Segundo Guimarães (2011), as pequenas empresas, por serem mais sensíveis às mudanças e possuírem mais concorrentes, tendem a arriscar mais e a lidar melhor com as incertezas, contribuindo para a produção da inovação.

A pesquisa apontou que a falta de capital de giro foi a principal dificuldade encontrada na condução das atividades da empresa, seguido pela carga tributária elevada e pela forte concorrência. O planejamento é considerado a área de conhecimento mais importante no primeiro ano empresarial, seguido pela análise financeira. Percebe-se que a forma de gerenciar dos empreendedores se enquadra como um estilo tradicional, adotando uma postura reativa, seguindo as mesmas práticas que outros realizam.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: