RESUMO
Código: 159
Tema: Promoção da Eficiência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos

 

Abrir
Arquivo

 
A Influência dos Fatores Socioeconômicos no Endividamento dos Municípios do Rio Grande do Sul
 

O objetivo deste trabalho é verificar como o endividamento dos municípios do estado do Rio Grande do Sul é afetado pelos aspectos ligados ao desenvolvimento socioeconômico.

Neste sentido, utilizou-se a Análise Fatorial e Regressão Quantílica. Foram analisadas variáveis de desenvolvimento socioeconômico e endividamento para todos os 496 municípios gaúchos no ano de 2010. Através da Análise Fatorial, o desenvolvimento socioeconômico foi dividido em quatro fatores de desenvolvimento: Educacional e Salarial, Urbano, Hospitalar e Econômico, Agropecuário.

Administrar o endividamento público significa que o Estado tem a obrigação de lidar com aspectos ligados a investimentos e políticas públicas, analisando as ações e propondo mudanças nas mesmas quando houver necessidade (SOUZA, 2006). Assim, o conhecimento da qualidade da gestão pública das regiões brasileiras pode ser medido através de uma relação entre aspectos da eficiência dos governos locais com as características da população, como indicadores econômicos e sociais (RIBEIRO et al., 2012).

Apenas o grupo de municípios do primeiro quantil, isto é, que apresentaram uma menor variação no seu endividamento, obtiveram uma relação estatística significativa com os fatores de desenvolvimento socioeconômico, não sendo encontrada nenhuma relação estatística significante para os outros dois quantis. Além disso, os municípios do primeiro quantil mostraram-se mais desenvolvidos em três dos quatro fatores de desenvolvimento.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: