RESUMO
Código: 164
Tema: Decisão de Investimento, Valuation, M&A

 

Abrir
Arquivo

 
Duration Como Medida de Risco em Projetos de Investimentos
 

O objetivo deste trabalho é discutir o conceito de duration aplicado a orçamento de capital e explorar seu potencial como medida de risco em projetos de investimentos. Mais especificamente, pretende revisitar a literatura sobre duration, sumarizar seus principais atributos, comparar duration e payback e, finalmente, testar empiricamente a aplicabilidade deste indicador como medida de risco em projetos de investimentos.

Utiliza 26 projetos empresariais desenvolvidos em 2012. Todos possuem dez anos de maturidade e seus fluxos de caixa têm diferentes padrões. Foram realizados dois testes. O primeiro, por meio de diferentes taxas de descontos, verifica se duration e payback geram conflitos de classificação entre os projetos. O segundo, por análise de variância, verifica se duration pode ser utilizado como indicador de risco no valor do projeto em função de alterações nas taxas de juros.

O artigo discute as diferenças entre a metodologia clássica e a multi-índice de análise de investimentos desenvolvida por Souza e Clemente (2009). A metodologia multi-índice se diferencia da clássica por utilizar uma série de indicadores de risco e retorno que, de forma conjunta, melhoram a decisão. As principais referências utilizadas para contextualizar duration em projetos de investimentos foram os artigos desenvolvidos por Blocher e Stickney (1979) e Boardman, Reinhart e Celec (1982).

Os resultados indicam que duration e payback não classificam projetos na mesma ordem. Mas, duration pode ser utilizado como indicador de risco em projetos de investimentos. Com isso, sugere-se que não se tratam de indicadores que competem entre si. Cada um tem sua finalidade. Payback é útil para determinar o tempo necessário para recuperar o capital investido e duration para indicar o risco no valor do empreendimento em função de alterações nas taxas de juros.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: