RESUMO
Código: 165
Tema: Marketing de Responsabilidade Social e Sustentabilidade

 

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Análise da Produção Sobre Marketing e Sustentabilidade em Periódicos Nacionais do Qualis Administração no Período de 1994-2012: Uma Comparação Com A Literatura Internacional.
 

O objetivo deste artigo é analisar a produção brasileira de Marketing quando associada, prioritariamente a termos como Marketing, Sustentabilidade, Marketing Social, Marketing Societal, Marketing Relacionada a Causas e Marketing Verde e comparar as fontes e periódicos utilizados para o desenvolvimento nesses trabalhos com aquelas mais citadas na literatura internacional. Adicionalmente, busca-se atrair a atenção da academia para este importante tema de pesquisa.

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e empírica com dados secundários. Foram levantados 163 artigos publicados em 34 periódicos de administração, classificados como A2 (7), B1 (9) e B2 (18) no Qualis da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. O período coberto foi de 1994-2012, completando 19 de anos de publicações. A coleta se deu pela leitura dos sumários das edições e dos resumos dos trabalhos para avaliar sua adequação ao proposto pela pesquisa.

Na última década uma evolução institucional provocada por organismos internacionais, provocou o envolvimento das empresas com as questões do triple botton line período em que a comunidade empresarial buscou se adequar aos novos tempos, por meio de produção mais limpa, utilização de matérias primas e embalagens menos agressivas ao ambiente e, e muitos casos produtos com apelo sustentável. Todo este movimento se encontrava em sintonia com aspirações sociais, ou seja, os stakeholders das empresas.

A proliferação de termos para definir a convergência de Marketing e Sustentabilidade foi demonstrada pela utilização pouco objetiva das palavras-chave da amostra brasileira. Em relação aos autores houve uma dispersão bastante significativa, já que do total de 70 autores considerando-se inclusive coautorias, apenas 2 autores publicaram 2 e 3 artigos, respectivamente, todos os demais tiveram somente 1 participação. O resultado parece indicar que o tema não fixa muitos pesquisadores exclusivos para

 

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