RESUMO
Código: 168
Tema: Instituições Financeiras e Crédito

 

Abrir
Arquivo

 
Modelos de Poisson Inflada de Zeros e Binomial Negativa Inflada de Zeros Aplicados Ao Mercado de Sinistro de Automóveis
 

As seguradoras estão constantemente aprimorando seus modelos de sinistralidade para obter preços mais competitivos. A distribuição de probabilidade dos sinistros possui alta frequência no valor zero, possibilitando o ajuste das distribuições Poisson Inflada de Zeros e Binomial Negativa Inflada de Zeros. O objetivo do trabalho é ajustar modelos com estas distribuições para o número de sinistros das carteiras de seguro de automóveis e identificar o modelo melhor ajustado.

A base de dados foi extraída do sistema AUTOSEG, da SUSEP, e contém variáveis relacionadas ao veículo, condutor, localização e número de sinistros de carteiras de automóveis brasileiras para o ano de 2010. Serão utilizados os modelos de Poisson Inflada de Zeros (ZIP) e Binomial Negativa Inflada de Zeros (ZINB) para prever o número de sinistros das carteiras de seguro de automóvel. O método de seleção de variáveis foi o Backward.

A fundamentação teórica do trabalho é construída a partir de: 3.1 Modelos estatísticos e variáveis que afetam o número de sinistros de automóveis (ZANQUETTO; LUGON, 2004; DELGADO, 2011; BORTOLUZZO et al, 2011; MARTINS, 2012) 3.2 Distribuição Poisson Inflada de Zeros (HEILBRON, 1989; LAMBERT, 1992) 3.3 Distribuição Binomial Negativa Inflada de Zeros (YAU et al., 2003) 3.4 Trabalhos comparativos entre ZIP e ZINB (BOTELHO; FERNANDEZ, 2005; CARVALHO; LAVOR, 2008; SOUZA, 2011)

As variáveis sexo, estado de residência e idade do condutor, categoria tarifária e ano do modelo do automóvel, número de expostos e importância segurada média foram significativas a um nível de 10%. O Erro Quadrático Médio do modelo ZINB foi igual a 12,61 e para o modelo ZIP este valor foi de 0,87, indicando que o modelo de Poisson Inflada de Zeros apresenta erro menor comparado ao modelo de ZINB.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: