RESUMO
Código: 185
Tema: Estratégia Internacional e Globalização

 

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As Estratégias de Internacionalização de Três Empresas do Setor de Proteína Animal Brasileiro: Modo, Destino e Velocidade e A Influência do Ambiente Institucional
 

Este estudo busca contribuir para o debate existente na teoria de internacionalização de empresas por meio da descrição de três casos. objetiva investigar, quais foram as estratégias utilizadas por três grandes empresas do setor de proteína animal brasileiro para se tornarem multinacionais.

Por meio de uma abordagem qualitativa do objeto esta pesquisa utilizou-se do método de estudos de casos múltiplos, pesquisa descritiva. Utilizou-se método de análise proposto por Eisenhardt (1989) dividida em duas etapas: a primeira foi feita a análise caso a caso, e na segunda etapa, sustentada pela primeira, foi feita uma comparação entre as similaridades e diferenças das categorias propostas pela teoria, em cada um dos casos e entre os casos.

Autores que afirmam que é possível compreender o fenômeno da internacionalização estendendo a teoria existente e agregando à ela novos elementos que as teorias recentes enfatizam (Cuervo-Cazurra, 2012; Ramamurti & Singh, 2009; Ramamurti, 2012). Ramamurti (2012) identifica três elementos derivados dos avanços deste debate que representam as características da estratégia de internacionalização: velocidade, destino e entrada.

Os casos analisados apresentam similaridades e diferenças, que ajudam a ampliar o debate sobre os frameworks teóricos de internacionalização. Em relação à velocidade duas das empresas analisadas aceleraram seu processo de expansão internacional apoiadas por incentivos governamentais. Modo de entrada as três empresas apresentam predominantemente a utilização de aquisições para a entrada efetiva e o destino foi marcado por países Latino Americanos e depois países desenvolvidos.

 

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