Esse artigo teve por objetivos i) avaliar os fatores determinantes do risco de má gestão do cartão de crédito através do desenvolvimento de um modelo de equações estruturais, ii) identificar o perfil dos estudantes universitários mais propensos ao risco de mau uso do cartão de crédito e, iii) mensurar o nível de risco de má gestão do cartão de crédito.
Foram pesquisados estudantes de universidades públicas e privadas do interior do estado do Rio Grande do Sul. Os instrumentos de pesquisa, organizados em cinco grupos de questões do tipo likert, foram aplicados durante os meses de outubro e novembro de 2012 em uma amostra de 585 estudantes universitários. A análise dos dados foi realizada com base em testes de estatística descritiva, média, Teste t, Anova e, estatística multivariada, Análise Fatorial e Modelagem de Equações Estruturais.
Apesar de não haver uma definição teórica para o risco de má gestão do cartão de crédito, Lyons (2004) propôs que o mesmo pode ser mensurado a partir de quatro comportamentos: manter altos níveis de dívida, permanecer mais de 2 meses sem pagar a fatura, estourar o limite e, raramente ou nunca pagar a fatura integral. Segundo a autora, os estudantes se encontram em situação de risco financeiro quando apresentam um ou mais desses comportamentos
Os resultados apontam que a presença de comportamentos financeiros positivos e o uso responsável do cartão reduzem a probabilidade de incorrer em comportamentos de risco e, a posse de um maior número de cartões aumenta o risco de má gestão do cartão. Tais resultados trazem implicações ao ratificar a necessidade de implementação de programas de educação financeira que consigam desenvolver nos estudantes as habilidades financeiras necessárias para a tomada de decisões responsáveis.
Como principais contribuições ressaltam-se: i) a compreensão dos fatores que afetam o comportamento de risco com cartão de crédito, possibilitando o desenvolvimento de ações que visem auxiliar os estudantes a melhor gerenciar suas finanças e evitar a aquisição de dívidas antes mesmo de ingressar no mercado de trabalho e, ii) o avanço da literatura nacional à medida que se investiga a influência da alfabetização financeira sobre o melhor gerenciamento do uso do cartão de crédito.
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