RESUMO
Código: 194
Tema: Instituições Financeiras e Crédito

 

Abrir
Arquivo

 
Comportamento de Risco Financeiro dos Estudantes Universitários no Uso do Cartão de Crédito: Uma Análise Comportamental
 

Esse artigo teve por objetivos i) avaliar os fatores determinantes do risco de má gestão do cartão de crédito através do desenvolvimento de um modelo de equações estruturais, ii) identificar o perfil dos estudantes universitários mais propensos ao risco de mau uso do cartão de crédito e, iii) mensurar o nível de risco de má gestão do cartão de crédito.

Foram pesquisados estudantes de universidades públicas e privadas do interior do estado do Rio Grande do Sul. Os instrumentos de pesquisa, organizados em cinco grupos de questões do tipo likert, foram aplicados durante os meses de outubro e novembro de 2012 em uma amostra de 585 estudantes universitários. A análise dos dados foi realizada com base em testes de estatística descritiva, média, Teste t, Anova e, estatística multivariada, Análise Fatorial e Modelagem de Equações Estruturais.

Apesar de não haver uma definição teórica para o risco de má gestão do cartão de crédito, Lyons (2004) propôs que o mesmo pode ser mensurado a partir de quatro comportamentos: manter altos níveis de dívida, permanecer mais de 2 meses sem pagar a fatura, estourar o limite e, raramente ou nunca pagar a fatura integral. Segundo a autora, os estudantes se encontram em situação de risco financeiro quando apresentam um ou mais desses comportamentos

Os resultados apontam que a presença de comportamentos financeiros positivos e o uso responsável do cartão reduzem a probabilidade de incorrer em comportamentos de risco e, a posse de um maior número de cartões aumenta o risco de má gestão do cartão. Tais resultados trazem implicações ao ratificar a necessidade de implementação de programas de educação financeira que consigam desenvolver nos estudantes as habilidades financeiras necessárias para a tomada de decisões responsáveis.

Como principais contribuições ressaltam-se: i) a compreensão dos fatores que afetam o comportamento de risco com cartão de crédito, possibilitando o desenvolvimento de ações que visem auxiliar os estudantes a melhor gerenciar suas finanças e evitar a aquisição de dívidas antes mesmo de ingressar no mercado de trabalho e, ii) o avanço da literatura nacional à medida que se investiga a influência da alfabetização financeira sobre o melhor gerenciamento do uso do cartão de crédito.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: