RESUMO
Código: 195
Tema: Comportamento Organizacional

 

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Estrutura Formal e Redes Sociais Informais de Informação: Estudo de Caso Na Tornearia “alpha”.
 

Este artigo tem como objetivo geral verificar a influência da estrutura formal na formação das redes sociais informais de informação. Os objetivos específicos são (i) mapear e caracterizar a rede informal de informação; e (ii) Correlacionar às estruturas formais organizacionais com as Redes Sociais informais de informação.

Este trabalho é caracterizado por ser um estudo de caso,quali-quantitativo descritivo, com dados são transversais realizado no mês de Janeiro de 2013. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário baseado e adaptado de Kuipers (1999). Para a análise da estrutura formal foi utilizado como escala os cinco níveis de Mintzberg (1980), e a Rede Social foi diagnosticada por meio do software Ucinet 6.0 em paralelo com o NETDRAW. Para verificar a influência entre as variáveis usou-se o SPSS 20.0.

As redes formais e informais também têm implicações dos membros da organização, porque pode ser que contatos informais tenham sido modelados após a estrutura formal e vice-versa (KUIPERS, 1999). Cross e Parker (2004) alegam que uma questão específica da rede está relacionada à posição do ator ocupa, cuja relação deve se basear em uma construção equilibrada e dinâmica dos aspectos qualitativos e quantitativos de forma a orientar o surgimento das redes pessoais.

As conclusões deste trabalho exigem, aplicações em outros contextos para que sejam comprovados, constituindo em restrições para uma generalização.O presente artigo não tem por finalidade exaurir as outras possibilidades de análises, ao contrário, outros estudos poderão surgir, tais como, Networking, rede de amizade, confiança, aconselhamento, para completar as limitações deste, objetivando o maior conhecimento sobre o tema tratado, pois trata-se de um tema muito complexo e abrangente.

Krackhardt e Hanson (1993) mencionam que muitas organizações investem consideráveis recursos para reconstruir seu organograma, pois estão voltadas somente à organização formal. Mapear a rede social informal pode ajudar os gerentes a aproveitar o real poder de suas empresas, consertar a estrutura formal e deixar as relações informais prosperarem, ajudando a garantir que tais interações não sejam fragmentadas por fronteiras físicas, funcionais, hierárquicas ou organizacionais(CROSS & PARKER, 2004)

 

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