RESUMO
Código: 212
Tema: Comportamento do consumidor: pesquisa quantitativa

 

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Fatores Relevantes Para O Comportamento de Consumidores Vegetarianos
 

O estudo teve como objetivo geral, identificar o comportamento do consumidor vegetariano de Fortaleza, no sentido de verificar quais construtos estavam mais relacionados à escolha de tais produtos quando da decisão de comprá-los.

Realizou-se uma pesquisa descritiva, com amostragem não probabilística e por conveniência e utilizou-se como instrumento de coleta um questionário digital estruturado e não disfarçado, composto por perguntas objetivas e os construtos foram avaliados segundo a escala de Likert. A amostra foi composta por 50 respondentes do grupo “Vegetarianos - Fortaleza” localizado no site de redes sociais "Facebook". A partir dos dados coletados, foi conduzida uma estatística descritiva e a análise fatorial.

A teoria do comportamento planejado foi projetada para prever e explicar o comportamento humano em contextos específicos. Um fator central na Teoria é a intenção do indivíduo para realizar determinado comportamento. Intenções são assumidas para capturar os fatores motivacionais que influenciam o comportamento, são indicações do grau de dificuldade que as pessoas estão dispostas a enfrentar e tentar, de quanto esforço elas estão planejando exercer a fim de realizar o comportamento (AJZEN, 1991).

A análise dos dados sugere que os fatores que influenciam de forma mais precisa a compra de produtos vegetarianos pelos consumidores respondentes são fatores ligados ao construto atitudes em relação ao meio ambiente e motivações e crenças ligadas à saúde, devido às cargas fatoriais mais elevadas. Assim, tais consumidores buscariam esses produtos vegetarianos tendo em vista a preocupação com o meio ambiente e a saúde, o que denota uma visão sustentável e condizente com melhor qualidade de vida.

As contribuições do estudo envolvem o suporte na compreensão das variáveis determinantes do comportamento de um mercado passível de expansão e propício a gerar lucro. Propõe-se aos agentes da cadeia produtiva, uma base para a formulação de estratégias voltadas ao mercado local. Adicionalmente, as autoridades podem fornecer subsídios para que esses agentes construam valor sobre os produtos, direcionando esforços de comunicação e de política de preços, voltados a aspectos saudáveis e sustentáveis.

 

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