RESUMO
Código: 220
Tema: Tecnológico

 

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Contribuições Para A Fidelização de Clientes Pela Implantação do Turismo Esportivo em Uma Pequena Organização de Ensino do Surfe
 

Nas organizações de ensino de surfe no Rio de Janeiro existem particularidades que tornam ainda mais importante a fidelização e retenção dos clientes. O grande número de organizações que disputam o mercado, à sazonalidade no comportamento dos consumidores e à sofisticação dos concorrentes faz com que as estratégias de fidelização se tornem imperativas neste setor de atividade. Daí a necessidade de reavaliar estratégias de marketing nestes empreendimentos.

Implantação do turismo esportivo em uma pequena organização de ensino do surfe como estratégia para a fidelização de clientes.

Pesquisa documental do arquivo da referida organização. Levantamento da frequência dos alunos antes e depois da implantação das viagens, além de relatórios e de documentos de contabilidade das desde 2002 a 2012 viagens.

O turismo esportivo se tornou um elemento para a fidelização de clientes da organização esportiva; gerou outra fonte de rendas num setor marcado pela sazonalidade; ampliou produtos e serviços oferecidos pela pequena organização esportiva a longo prazo; criou vantagens sobre os concorrentes alternativos e do mesmo esporte; e, produziram uma atmosfera de pertencimento e reconhecimento dos clientes dentro da organização.

 

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