Nas organizações de ensino de surfe no Rio de Janeiro existem particularidades que tornam ainda mais importante a fidelização e retenção dos clientes. O grande número de organizações que disputam o mercado, à sazonalidade no comportamento dos consumidores e à sofisticação dos concorrentes faz com que as estratégias de fidelização se tornem imperativas neste setor de atividade. Daí a necessidade de reavaliar estratégias de marketing nestes empreendimentos.
Implantação do turismo esportivo em uma pequena organização de ensino do surfe como estratégia para a fidelização de clientes.
Pesquisa documental do arquivo da referida organização. Levantamento da frequência dos alunos antes e depois da implantação das viagens, além de relatórios e de documentos de contabilidade das desde 2002 a 2012 viagens.
O turismo esportivo se tornou um elemento para a fidelização de clientes da organização esportiva; gerou outra fonte de rendas num setor marcado pela sazonalidade; ampliou produtos e serviços oferecidos pela pequena organização esportiva a longo prazo; criou vantagens sobre os concorrentes alternativos e do mesmo esporte; e, produziram uma atmosfera de pertencimento e reconhecimento dos clientes dentro da organização.
|