RESUMO
Código: 228
Tema: Governança Corporativa

 

Abrir
Arquivo

 
Governança Corporativa: Extrapolando O Limite da Firma Para A Cadeia de Suprimento
 

Este ensaio teórico propõe a utilização dos mecanismos de Governança Corporativa na coordenação das Cadeias de Suprimentos, com o intuito de prover uma gestão mais organizada e avançar nesse campo do conhecimento. A governança corporativa (GC) pode atuar como um mecanismo facilitador da coordenação da cadeia, por meio de seus princípios de transparência, equidade e prestação de contas, e contribuir com a gestão e coordenação das cadeias de suprimento, aumentando a confiança entre os agentes.

Trata-se de um ensaio teórico que vislumbra uma proposta de interface entre duas vertentes da teoria organizacional baseada no mercado, a cadeia de suprimento e a governança corporativa, no sentido de identificar como elas podem interagir para explicar e solucionar conflitos. Acredita-se que essa interface pode fornecer uma contribuição teórica e prática para as empresas que compõem as cadeias de suprimentos, no sentido de prover uma coordenação mais organizada.

As cadeias de suprimento são definidas como um conjunto de transações sequenciais e verticalmente organizadas, representando estágios sucessivos de criação de valor (LAZZARINI; CHADDAD; COOK, 2001). Nessa estrutura, os mecanismos de governança corporativa podem permitir a diminuição dos conflitos entre os agentes envolvidos, os custos de transação e accountability nas cadeias de suprimento, uma vez que esses desempenham um papel mediador das tensões e pressões infringidas à organização.

Mediante as pesquisas feitas na literatura, visualizaram-se as dificuldades das cadeias de suprimento em atuarem plenamente na dimensão da governança corporativa. Os princípios da GC permitiram concluir que a sua primordial função é equilibrar um discurso da firma meramente voltada ao mercado, tornando-a uma organização preocupada socioambiental, bem como harmonizar conflitos e bloquear oportunismos nas cadeias.

Malgrado os limites desse estudo, por ser uma investigação exclusivamente teórico-bibliográfica, acredita-se que o mesmo trouxe um importante debate e subsídios teóricos para que se possa verificar o uso da GC no gerenciamento das cadeias de suprimento na prática, com possibilidades para se pensar caminhos alternativos para a promoção da confiança no âmbito da cadeia de suprimento.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: