RESUMO
Código: 229
Tema: Estratégia Internacional e Globalização

 

Abrir
Arquivo

 
Internacionalização de Empresas Brasileiras do Negócio de Franquias: Recursos, Capacidades e Estratégias
 

Que recursos e capacidades têm sido utilizados nas estratégias de internacionalização de negócios em franquias de empresas brasileiras em mercados competitivos fora do país, visando á vantagem competitiva?

A pesquisa foi exploratória qualitativa, de natureza descritiva, utilizando entrevistas com roteiro padronizado com perguntas abertas, junto a três gestores de um grupo empresarial do negócio de ensino de línguas estrangeiras. Os dados foram categorizados para serem analisados por meio da Análise de Conteúdo.

Foi adotada a abordagem da Visão Baseada em Recursos com a apresentação dos conceitos de recursos, capacidades, estratégias genéricas, oportunidades e ameaças, e de vantagem competitiva, dos seus autores mais expressivos. Também foram apresentados conceitos sobre a internacionalização de empresas e de franquia.

A pesquisa revelou que a metodologia utilizada e os professores capacitados nesta metodologia são os recursos e capacidades estratégicos na internacionalização do negócio de ensino de línguas, que fazem parte da estratégia de diferenciação dos serviços, focada em oportunidades de ensino de línguas para um público específico, enfrentando com ameaça a adequação às exigências de cada mercado externo.

Para a academia, o fato da VBR ter fundamentado de maneira produtiva a realização da pesquisa, tendo se mostrando aplicável no estudo do modelo de negócios do caso e confirmando as premissas teóricas apresentadas. Para a prática, mostrar que expansão internacional do grupo segue um caminho favorável, podendo tornar a sua participação internacional cada vez mais forte no mercado de ensino de línguas estrangeiras.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: